Cidades Notícias

Polícia Ambiental Marítima comemora oito anos

Tamoios News

São 8 anos patrulhando toda a costeira do Estado de São Paulo, com excelentes resultados em prol da Sociedade e Meio Ambiente.

Criada em 17 de outubro de 2013, atualmente comandada pelo Capitão PM Fernando Burgos Garcia, é a 5ª Companhia do 3º Batalhão de Policiamento Ambiental, Comandado pelo Tenente Coronel PM Araújo Monteiro.

É a unidade especializada deste batalhão, responsável pela execução da polícia ostensiva e da preservação da ordem pública nas águas do litoral paulista, focada na prevenção e combate aos crimes cometidos com uso de embarcações (pirataria), na fiscalização da exploração dos recursos pesqueiros e exploração ambiental da zona costeira, em especial das Áreas de Proteção Ambiental Marinha, bem como pelo desenvolvimento de estudos técnicos de ação policial em embarcações, em prol do meio ambiente e a manutenção da ordem pública nas águas do litoral paulista. Unidade especializada com extensa área de atuação, responsável pela fiscalização de mais de 14 mil quilômetros quadrados do oceano atlântico ao longo dos 622 quilômetros de costa do Estado, desde a divisa com RJ até divisa com PR, bem como o Parque Estadual Marinho Laje de Santos, a aproximadamente 44 quilômetros da costa.

Atualmente, possui um sistema de estágio próprio aos novos voluntários que desejam atuar no Policiamento Marítimo, além de um Procedimento Operacional Padrão para tal atividade.

Coordena e ministra cursos e estágios, com destaque ao Curso de Técnicas de Policiamento Náutico, um dos requisitos para permanecer na unidade, sendo curso de grande procura, pioneiro e referência nacional.

Tem forte atuação contra a pesca ilegal e predatória, com grandes destaques nas mídias, sendo também uma das forças de segurança mais atuantes contra a criminalidade nas águas no litoral de SP, sobretudo no combate direto, diuturno contra a pirataria no Porto de Santos e região.

Todo pescado apreendido é doado a instituições filantrópicas e os respectivos Fundos Sociais de Solidariedade dos municípios de todo o litoral Paulista, fazendo assim o papel social, beneficiando milhares de famílias carentes e em situação de risco.

Atendemos anualmente mais de 1000 ocorrências das mais diversas naturezas. Embarcações a deriva, vitimas de naufrágios, apoios em temporais, buscas e salvamentos, recuperadas embarcações, motores e bens furtados ou roubados, armas e drogas localizadas, invasões em unidades de conservação, resgate e soltura de animais marinhos, monitoramento em conjunto com outros órgãos, operações complexas em apoio a demais instituições, como Receita Federal, Polícia Federal, Marinha do Brasil e outras, fazem parte do dia-a-dia.

Identificamos e recolhemos petrechos de pesca irregulares, não permitidos, armados em locais proibidos ou envolvidos em crimes ambientais. Muitas redes colocam em risco a navegação, banhistas, ou em berçários naturais de espécies marinhas, como tartarugas e toninhas, que se enroscam e acabam morrendo por não conseguirem emergir para respirar. Outras espécies também são afetadas, como as raias, golfinhos e baleias, tendo em vista o aumento populacional significativo destas espécies a cada ano, sobretudo as grandes baleias Jubartes. Outros animais da fauna marinha são soltos diariamente, muitos destes em risco de extinção.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Marítima de São Paulo