Caraguatatuba Cidades Notícias

Praça do Coreto em Caraguatatuba será palco de áudio-tour “Eis-Me Aqui” neste sábado

Tamoios News
Foto: Guia

Cia. do Trailler, de São José dos Campos, provoca reflexão sobre a arte nos espaços públicos

Com a proposta de lançar novos olhares artísticos sobre a ocupação dos espaços públicos, além da correria cotidiana das cidades, a Cia. do Trailler – Teatro em Movimento, de São José dos Campos, desembarca neste sábado, dia 15, em Caraguatatuba, com o espetáculo híbrido “Eis-Me Aqui! Entre o flanar e outras formas de perder-se”, em formato de áudio-tour.

A apresentação presencial será a partir das 18h, com ponto de partida da Praça Cândido Mota (a Praça do Coreto), no Centro de Caraguá. Para participar do evento, que é gratuito e limitado a 30 pessoas, é necessário fazer inscrição com antecedência (https://linktr.ee/ciadotrailler) e retirar um fone de ouvido no ponto de encontro antes do início da apresentação.

A peça é uma experiência de caminhada sonora, teatral e performática pelos centros urbanos. Com fones de ouvido, o participante observa e se torna parte da experiência, se transformando em um dos personagens da obra “Esperando Godot”, do escritor irlandês Samuel Beckett. O público será conduzido por um áudio em que diferentes narradores indicam ações e investigações pessoais. Um outro personagem será o guia do percurso entre corredores de comércio e caminhos que agucem os sentidos e pensamentos daqueles que participam do áudio-tour.

“O público não vai só fazer esse passeio ouvindo um áudio. Ao longo do trajeto, haverá interferência de atores, dançarinos, da própria arquitetura da cidade, de uma dramaturgia que foi pensada para este caminho”, explica a atriz Caren Ruaro. O trabalho resulta da pesquisa da Cia. Do Trailler sobre a obra do escritor irlandês Samuel Beckett.

Ocupação

“Eis-Me Aqui! Entre o flanar e outras formas de perder-se” traz em si um convite ao público para repensar o próprio ambiente urbano. “A gente entende que as ruas, calçadas e praças precisam ser vistas como espaços públicos a serem ocupados e não apenas como lugares de passagem, de resolver burocracias. Precisam ser desfrutados como locais de convivência, de ver arte e de ter entretenimento também, por que não?”, provoca a atriz.

Aprovado pelo edital Expresso Lab, do Programa de Ação Cultural (ProAC), o projeto “A Procura do Nada”, ideia de Marcelo Denny (in memorian) e André Ravasco (que assina a direção geral), que deu origem ao “Eis-me Aqui!”, estreou em dezembro em São José dos Campos e já passou por cidades como São Paulo, Taubaté e São José do Rio Preto.

Serviço:

“Eis-Me Aqui! – Entre o Flanar e Outras Formas de Perder-se” – como, onde e quando:

Inscrições pelo link https://linktr.ee/ciadotrailler.

15/01 – Caraguatatuba. Ponto de partida: Praça Cândido Mota (Praça do Coreto) às 18h.

Evento gratuito.

*****

#CiaDoTraillerNaEstrada

A Cia do Trailler – Teatro em Movimento é um grupo teatral joseense com 19 anos de atuação em todo território nacional. A pesquisa do grupo é focada no hibridismo de linguagens (teatro, artes visuais, música, performance, dança, documentário, audiovisual e audiotour) como possibilidade nas artes cênicas contemporâneas, o que já resultou em inúmeros espetáculos e performances como: “Medealíquida”, “Delirium Áudio Tour: Um rito Poético Efêmero para Transcendências Urgentes”, “Experimento Desterro.Doc”, “A Ponte – Memórias de Um Grito Suspenso”, “E se?”, entre outros.

Além de sua atuação na produção de espetáculos, o grupo mantém como sede, desde 2012, o Teatro Marcelo Denny (Teatro da Rua Eliza), um espaço que oferece programação cultural e pedagógica em São José dos Campos.

Confira a agenda e novidades do grupo pelos canais: Instagram (@ciadotrailler) e Facebook (facebook.com/ciadotrailler).

Ficha técnica:

“Eis-Me Aqui! Entre o flanar e outras formas de perder-se”.

Ideia original: Marcelo Denny (in memoria) e André Ravasco;

Direção geral: André Ravasco;

Direção musical e sound designer: Marco Antônio Machado;

Dramaturgia: Rogério Guarapiran;

Figurinos e  adereços: Pitiu Bonfim;

Atuantes: Andrei Gonçalves, Caren Ruaro, Guilherme Venancio, Laura Ramalho ,  Luan Fonseca,  Simone Sobreda. Apresentando: Maria Alice Ruaro;

Operador de áudio: Rodrigo Roman;

Narradores (áudios) – Donizetti Mazonas, Andreia Barros, Maria Alice Ruaro, Angelica Almeida, Josy Airam, Marco Antônio Machado, Guilherme Venancio, Luan Fonseca, Laura Ramalho, Caren Ruaro, Andrei Gonçalves, André Ravasco, Rodrigo Roman, Raquel Rosa, Pamela de Oliveira, Erika Pontes, Eduardo Victor e Helen Martins;

Produção: André Ravasco e Guia;

Produção local: Antonio Anttunesp (Taubaté), Leandro Basílio (São Paulo), Andreia Capelli (São José do Rio Preto).

Orientação de pesquisa; Vinicius Torres Machado;

Estúdio de gravação (São José dos Campos): Guilherme Crispim;

Estúdio de gravação (São Paulo): Pedro Canalis;

Assessoria de imprensa: Cris Lopes – MTB: 36643.

Designer gráfico: Felipe Uchôas.