Cidades Notícias Ubatuba

Prefeitura e Cetesb fazem jogo de empurra sobre quem deve apurar desmatamento na praia da Santa Rita

Tamoios News
Foto: Paulo César Barreto

Esta semana, moradores protestaram contra o corte de árvores nativas na costeira entre as praias do Perequê-Mirim e Santa Rita. O responsável pela ação ainda não foi identificado. 

A secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba informou que não autorizou a supressão de vegetação no local. “Como trata-se de corte de espécies nativas em área costeira, o licenciamento no local é feito pela Cetesb e a autonomia e fiscalização, por se tratar de uma área competente ao Estado, é responsabilidade da Polícia Ambiental”, disse a prefeitura.

Já a Cetesb disse que iria oficiar a Prefeitura de Ubatuba e a Polícia Militar Ambiental para apurar a denúncia. “Por se tratar de corte de árvores isoladas, cuja autorização para supressão de vegetação é de responsabilidade da Administração Municipal, a Cetesb está oficiando à Prefeitura de Ubatuba e a Polícia Militar Ambiental, para apurar a denúncia”, afirmou a Cetesb.

Segundo o Capitão PM Igor Khenzo Hiasa, a equipe da Polícia Ambiental foi ao local, porém não encontrou o responsável. “Manteremos o monitoramento no local para realização da verificação se há licenciamento ou não essa atividade e adição de providências caso seja cabível”, disse Hiasa.

Condomínio Santa Rita

Questionado pelo portal Tamoios News, o gerente do condomínio Santa Rita, Ronaldo Salomão, enviou a seguinte nota:

“A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA PENINSULA SANTA RITA, que representa os moradores do condomínio Santa Rita, repudia veementemente a derrubada de árvores mostrada na reportagem. Entende que as autoridades devem identificar e responsabilizar exemplarmente o causador deste ato criminoso. Esclarece que a derrubada não ocorreu na área do condomínio, mas sim fora de seus limites, na trilha entre a praia Santa Rita e o Perequê-Mirim. Mesmo assim, a Associação acionou a Polícia Ambiental assim que identificou o fato. Acompanhou a Polícia Ambiental no atendimento à ocorrência de verificação, já na semana passada. A Associação tem como grande valor a defesa e cuidados com o meio ambiente da praia Santa Rita e entorno, sendo responsável por inúmeras ações nesse sentido, tais como: limpeza diária da praia, recolhendo lixo e detritos; distribuição de sacolas biodegradáveis aos visitantes da praia para recolhimento do próprio lixo; orientação aos visitantes sobre animais na praia, lixo e poluição sonora; limpeza e manutenção dos acessos à praia, principalmente da escadaria que se converteu em atrativo turístico; manutenção da vegetação nativa e ornamental com a assessoria de Eng Agrônomo para o manejo correto das espécies que fazem parte da área do condomínio; compostagem dos resíduos de jardinagem para reaproveitamento na manutenção de árvores e jardins. Todos esses cuidados da Associação revertem-se em preservação ambiental e qualidade de uso aos cerca de 5 mil turistas e cidadãos de Ubatuba que frequentam semanalmente a praia Santa Rita.”