Cidades Notícias São Sebastião

Programa de castrações gratuitas estará em Juquehy na próxima semana

Tamoios News
Foto: Ana Helena Ribas

O programa de castração gratuita de cães e gatos Amigo Pet, realizado pela Prefeitura de São Sebastião por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estará na próxima semana em Juquehy, onde acontecerá em parceria com a Associação Comunitária Amigos de Juquehy (SAMJU). A previsão é castrar cerca de 120 animais, entre cachorros e gatos, machos e fêmeas.

As cirurgias acontecerão entre os dias 19 e 21, a partir das 8 horas, na Av. Geroncio Bento Pereira, s/n, em frente à quadra poliesportiva. A triagem e agendamento com os munícipes está sendo feito pela SAMJU.

O Programa Amigo Pet tem por objetivo levar cirurgias de castração gratuitamente aos bairros, especialmente os mais populosos, promovendo o controle populacional de cães e gatos e evitando transmissão de doenças e crias indesejadas.

No total, serão disponibilizadas cerca de 1.000 cirurgias entre os bairros Barra do Una, Juquehy, Barra do Sahy, Cambury, Boiçucanga, Paúba, Toque Toque Pequeno, Guaecá e Barequeçaba.

O primeiro local a receber o circuito foi Barra do Una, com 109 atendimentos. As cirurgias aconteceram de 6 a 8 de julho em parceria com a Sociedade Amigos de Barra do Una (SABU).

Além de serem castrados, os animais recebem um microchip, implantado no dorso, com informações que integram o sistema do Centro de Controle de Zoonoses. Em caso de fuga ou atropelamento do animal, é possível, com a leitura do chip, localizar o proprietário.

O CCZ mantém agenda permanente de castrações. Para se cadastrar, o munícipe deve ligar para o número (12) 3861-2555 munido de documentos pessoais e comprovante de residência.

*Fonte: Prefeitura de São Sebastião