Cidades Notícias Ubatuba

Projeto de Lei que propõe ‘O Dia de Clodovil Hernandes’ tramita na Câmara de Ubatuba

Tamoios News
Foto: Assembleia Legislativa de São Paulo

O Projeto de Lei 83/2021, que propõe instituir no calendário oficial de Ubatuba ‘O Dia de Clodovil Hernandes’, foi protocolado em junho na Câmara Municipal. De autoria do vereador Osmar de Souza (Republicanos), o PL propõe que o município crie um dia oficial para realização de mostras artísticas e exposições culturais. 

A data sugerida é 17 de junho, dia do nascimento de Clodovil. O projeto determina a inclusão do ‘Dia de Clodovil Hernandes’ no calendário de eventos do município e da Fundart. O PL visa promover a exposição de objetos pessoais de Clodovil, que hoje são patrimônios do município, e fomentar o trabalho de artistas locais.  

O vereador afirma que “mesmo com o passar dos anos, Clodovil é um artista que é sempre lembrado por suas polêmicas; mas, sobretudo pelo excelente trabalho, e que deixou como herança para Ubatuba a sua marca cultural aqui registrada”.

Na justificativa para a proposta, o vereador também explica que a mansão que Clodovil tinha em Ubatuba chegou a ser vendida em leilão, mas o comprador desistiu da compra em agosto de 2018.  A mansão, localizada na região norte da cidade, perto da praia do Léo, se encontra em ruínas e já teve parte de sua construção demolida por ordem judicial, por atingir área de preservação.