Cidades Notícias Ubatuba

Projeto promove práticas esportivas entre pessoas em situação de rua em Ubatuba

Um novo projeto de assistência social em Ubatuba deu seus primeiros passos neste mês de junho. Segundo o assistente social da ONG Ubatuba em Foco, Damian De Seta, que atua na Casa de Passagem de Ubatuba, a proposta é realizar encontros semanais às quartas-feiras na orla do Itaguá para proporcionar às pessoas em situação de rua momentos de lazer, com a prática de esportes, buscando a reinserção social, integração e valorização psicológica e emocional do público atendido. 

Damian explica que a população em situação de rua é protagonista no projeto, que teve o primeiro encontro no último dia 16. A estreia contou com a participação de 18 pessoas. “Todas se reuniram na orla da praia do Itaguá, praticaram esportes, compartilharam um lanche com frutas e suco e fizeram uma roda de conversa, de onde surgiram novas ideias, como por exemplo realizar limpeza de praias e espaços públicos da cidade e dar continuidade às atividades esportivas”, conta o assistente social.

A organização do projeto convida a comunidade a participar das atividades, levando sugestões e colaborando com doações de materiais esportivos ou artísticos, roupas de frio e alimentos para serem compartilhados nesses encontros. 

“O grupo que está se organizando na orla surge de alguns moradores de rua que acessam os serviços da Casa de Passagem, onde mensalmente oferecemos banho, café e almoço para 140 pessoas em situação de rua. Algumas delas são naturais de Ubatuba, outras estão na cidade há muitos anos e algumas só estão de passagem. Porém, ainda há um número importante de pessoas que não acessam os serviços institucionais que a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura oferece”, explica Damian. A Casa de Passagem e Acolhimento de Ubatuba fica na Rua Gastão Madeira, 676, Centro.

O assistente social ressalta que os participantes do projeto são orientados a buscar auxílio nas diferentes áreas da Rede Socioassistencial, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS AD), entre outros.

Serviço

Projeto social de esportes com moradores em situação de rua
Quartas-feiras, 14 horas, na quadra da orla do Itaguá
Contato: Damian De Seta (assistente social)
(12) 9977-02542 / damiandeseta87@gmail.com