Cidades Notícias

Relatório da situação hídrica do litoral norte é aprovado em reunião do comitê

Tamoios News
Foto: Renata Takahashi

O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) realizou na última sexta-feira (27), a II Reunião Ordinária de 2020. A videoconferência reuniu representantes das prefeituras da região, assim como as instituições e sociedade civil que integram o colegiado e coordenadores das Câmaras Técnicas (CT’s).

Com abertura do encontro realizada por Fábio Pincinato, secretário executivo, por Pedro Rego, vice-presidente do comitê e coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA) e Douglas Santos, coordenador da Câmara Técnica de Assuntos Institucionais (CTPAI) do comitê, no momento representando a prefeitura de Caraguatatuba.

Os participantes puderam apreciar o Relatório de Situação dos Recursos Hídricos do Litoral Norte 2020 (base de dados 2019), que foi aprovado por unanimidade. O relatório é um instrumento de extrema importância, que traz dados de toda a região, cujo objetivo principal é dar subsídios às ações dos poderes executivo e legislativo de âmbito municipal, estadual e federal, sendo também utilizado como diagnóstico ambiental, com foco nos recursos hídricos. Os dados recebidos são documentados e sistematizados pela secretaria executiva e trabalhados de forma coletiva em reuniões conjuntas das câmaras técnicas e grupos de trabalho do CBH-LN. O relatório final será publicado nos próximos dias.

Na pauta do encontro ainda, os resultados e ações de cada câmara técnica durante o ano, que apesar da pandemia de COVID-19, seguiram com as reuniões virtuais, deram andamento em várias propostas e ainda atualizaram o grupo sobre o Programa de Comunicação Social, realizado pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, com formações sobre recursos hídricos para instituições do litoral norte e a construção participativa do programa, o Manifesto “Verão 20-21 e a COVID-19, que reuniu a sociedade civil, poderes executivos e legislativo visando ações contentivas para a temporada frente à pandemia, evento da Frente Parlamentar Ambientalista com foco nos problemas da região e o CBH-LN e Rede de Educação para Redução de Riscos de Desastres do Litoral Norte de São Paulo (ERRD-LN) em parceria com a USP, que visa a consolidação de uma rede colaborativa na prevenção e no monitoramento para redução de riscos e desastres na região. Um concurso para criar o logotipo do projeto está em andamento. Participe!

Siga o CBH-LN nas redes sociais e saiba mais sobre as ações.

Youtube.com/cbhln

Facebook.com/@cbhln

Instagram.com/@cbhln