Cidades Notícias

Saiba a importância de limpar sua caixa d’água

A água é um recurso natural essencial no dia a dia de todos. Nas residências, ela é utilizada para cozinhar, lavar a louça, higiene pessoal, entre outras atividades. No entanto, grande parte da população esquece da caixa d’água, que além de necessitar de limpeza periódica para garantir a qualidade da água, muitas vezes, por ter aberturas, são convidativas para mosquitos.

Segundo o governo federal, o Brasil registrou quase 1 milhão de casos da dengue em 2020. As maiores taxas de incidência foram registradas nos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. “Sabemos que as caixas d’águas, quando não cuidadas, são um dos principais focos do mosquito da dengue, por conter água parada. Mantê-la limpa e fechada é muito importante para que não ocorra a proliferação do mosquito”, alerta Camilla Irion, gerente da Porto Faz, e-commerce de serviços da Porto Seguro.

A gerente orienta que a limpeza deve ser feita a cada seis meses. “Caso ultrapasse esse período, a caixa começa a gerar lodo, entre outras impurezas que podem resultar na contaminação da água, tornando-a imprópria para o consumo e desencadeando doenças”, alerta.

O recomendado é que a limpeza seja realizada por profissionais especializados, mas pode ser executada de forma mais simples pelos moradores, dependendo das condições da caixa. Camilla Irion traz cinco passos básicos para a higienização:

  • O processo de higienização começa dois dias antes, com o fechamento do registro, para que os moradores possam consumir a água que está na caixa, deixando apenas uma pequena quantidade para iniciar a limpeza.
  • Para retirar o resto de água e o possível lodo existente, pode-se utilizar um balde no lugar da bomba de sucção utilizada pelos profissionais. É importante a utilização de luvas para que não tenha contato direto com as substâncias.
  • Depois, passe um pano com água sanitária ou cloro no interior da caixa para tirar as impurezas.
  • Quando secar, abra os registros para encher a caixa novamente e coloque um litro de água sanitária para cada mil litros de água.
  • Espere duas horas após o processo de limpeza. Feito isso, abra as torneiras e chuveiros, cerca de um minuto, para tirar a água que está contaminada nas tubulações, e assim receber a água limpa.