Cidades Notícias São Sebastião

Servidores da Educação aprovam participação na assembleia popular contra aulas presenciais sem vacinação

Tamoios News
Sede central do Sindserv. (Foto: Sindserv)

Os servidores da Educação deliberaram na tarde de segunda-feira (18) na Assembleia Geral Extraordinária, realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião (Sindserv), a construção de uma greve geral da categoria caso as reivindicações não sejam atendidas e as aulas presenciais retornem no início de fevereiro sem vacinação. Os funcionários públicos também aprovaram total apoio e participação na Assembleia Popular convocada pelo Fórum Sindical do Litoral Norte para próxima sexta-feira (22/1), às 17h, na Praça do Coreto, no Centro, para fortalecer o movimento em prol da segurança e da vida de toda a comunidade escolar.

A Assembleia Popular na próxima sexta-feira reunirá pais de alunos, trabalhadores de diversas categorias, professores, inspetores de alunos e demais áreas que atuam nas unidades escolares. O Sindserv está mobilizando os servidores para participarem deste movimento e fortalecerem a luta contra medidas que podem vir a ampliar o contágio do novo Coronavírus, impactando nos riscos à saúde de toda a população.

A diretoria do Sindserv explica que também foi aprovado que uma comissão de profissionais da Educação junto ao Sindicato solicitará uma reunião com o prefeito e responsáveis pela Seduc (Secretaria de Educação) e Sesau (Secretaria de Saúde) para dialogar sobre os riscos deste retorno, questionar as medidas tomadas com informes das reivindicações e formalizar um termo de alerta e responsabilidade do poder púbico em caso de negligência.

Segundo a presidente do Sindserv, Cristiane Leonello, os professores estão se desdobrando para garantir o ensino remoto e apresentam diversas questões extremamente pertinentes com relação ao risco de uma retomada sem vacinação, sem estrutura adequada e um planejamento específico para cada unidade.

“Até ontem os profissionais não tinham nem sido informados com relação a procedimentos e como se daria esse retorno. Ficam com a sensação de que vão somente ‘jogar’ todo mundo dentro da escola, que muitas vezes já é superlotada, e ver no que dá. Além dos riscos físicos, ainda geram diversas questões emocionais com relação ao medo, ansiedade, depressão. Esperamos que o prefeito receba e ouça a Comissão e que ele coloque a saúde e a vida em primeiro lugar”, afirma a presidente.

Ainda segundo o Sindicato, é muito importante que os servidores entrem em contato com a entidade sindical e participem das ações para fortalecer a luta da categoria neste momento.

*Fonte: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião (Sindserv)