Cidades Notícias Ubatuba

Setor de pesca de Ubatuba participa de pesquisa sobre dispositivo de escape de tartaruga em pesca de camarão

Tamoios News

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) divulgou no dia 15 de julho uma série de filmes que retratam a experiência vivenciada na construção de pesquisa participativa e teste do TED – sigla em inglês para Dispositivo Excluidor de Tartarugas. A equipe da secretaria de Pesca e Agricultura de Ubatuba acompanhou todo esse processo, desde as etapas de discussão até a realização de testes e divulgação dos resultados.

O projeto Manejo Sustentável da Fauna Acompanhante da Pesca de Arrasto na América Latina e Caribe (Rebyc II – LAC), iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que visa reduzir do impacto ambiental causado pela pesca de arrasto de camarão. Esse projeto é desenvolvido em 6 países da América Latina e Caribe e no Brasil abrange 15 estados, com ampla inclusão do setor produtivo da pesca: desde os pescadores até autoridades públicas nos âmbitos municipal, estadual e federal, pesquisadores acadêmicos e organizações da sociedade civil. No Brasil, os testes do equipamento foram realizados em quatro cidades: Ubatuba (SP), Vitória (ES), Guaratuba (PR) e Pirambu (SE).

Em Ubatuba os pescadores e redeiros foram capacitados sobre a construção, instalação e uso do TED. Durante os testes, foram realizados três cruzeiros de pesca, com 30 lances de pesca em cada um sendo utilizado uma rede com TED e outra de controle, sem o equipamento.

“O teste foi muito importante para ver na prática a implantação do equipamento de forma que ele funcione, ver os custos disso e as vantagens de produzir um pescado livre de lixo, sem pegar espécies que não são interessantes ou que devem ser protegidas”, destacou Márcia Araújo, da secretaria municipal de Pesca e Agricultura, no vídeo.

Venâncio Guedes de Azevedo, Pesquisador científico do Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, relatou que que o TED, originalmente desenvolvido para reduzir a captura de tartarugas marinhas, também beneficiou outros tipos de animais ameaçados de extinção. “Entre os resultados observados, houve redução de 15 a 50% nas capturas de espécies como as elasmobrânquios, grupo que inclui tubarões, arraias e quimeras”, relatou o pesquisador.

“Fizemos três cruzeiros de pesca, dois em barcos destinados ao camarão rosa e um terceiro num barco que tinha como alvo o camarão sete barbas”, destacou Bruno Giffoni, coordenador do Programa Interação Tartaruga Marinha X Pesca, da Fundação Projeto Tamar. Durante esses três cruzeiros não houve captura de tartarugas marinhas. “Nós também avaliamos a fauna estocada, que é aquela que tem valor comercial para o pescador, bem como a fauna rejeitada, que é aquela sem valor e portanto, devolvida ao mar”. Nos barcos voltados para a captura de camarão-rosa a rede com TED pescou igual a rede sem TED, para a fauna estocada também não houve diferença e para fauna rejeitada a rede com TED reduziu a captura em 8,2%. Já para o barco de camarão sete-barbas houve uma pequena redução de cerca de 5% na captura de camarão, a fauna estocada reduziu em 6,6% e a captura de fauna rejeitada foi reduzida em 18,4%, comprovando que o uso do TED contribui para tornar a pesca de arrasto de camarão mais responsável.

A partir do ponto de vista de seus diferentes participantes, os quatro vídeos sobre o projeto apresentam informações gerais sobre a pescaria de arrasto de camarão, o TED, os elementos que motivaram a construção da iniciativa e os resultados obtidos. Estes foram idealizados por Venâncio Guedes e Bruno Giffoni. Todos os vídeos são em português, com legendas em inglês.

O vídeo mais longo “Teste com TED em Ubatuba-SP, Brasil”, tem cerca de 18 minutos e traz os relatos de Venâncio e Bruno, além dos pesquisadores Dérien Vernetti (Cepsul/ICMBIO/MMA), Albérico Alves Camello (FAO Rebyc II – LAC), e dos pescadores Jean Pierre Patural Jr., Adilson de Oliveira, Antônio Bernardino (Neto), Djalma Rosa (Passarinho), bem como Antonio Epifânio e Marcia Araújo, que representavam a secretaria municipal de Pesca. Ele está disponível no Youtube:

Já os três vídeos curtos apresentam temas específicos. Confira.

– Teste com TED em Ubatuba-SP, Brasil: pesquisa participativa, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u2ZyacWXEFc

– Teste com TED em Ubatuba-SP, Brasil: resultados para camarão, fauna estocada e fauna rejeitada, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=LK3GvV-vNeM

– Teste com TED em Ubatuba-SP, Brasil: resultados para tartarugas marinhas e elasmobrânquios, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ERnAh0WlesU

Os vídeos elaborados antes da pandemia de Covid-19 prestam homenagem a Fabio Hazin, Coordenador do projeto Rebyc II-LAC no Brasil, que faleceu em consequência de complicações desta doença.

*Fonte: Prefeitura de Ubatuba