Cidades Notícias Ubatuba

Teatro de Ubatuba sedia I Mostra de Saberes Artesanais do Litoral Norte

Tamoios News

O III Fórum de Saberes Artesanais, contemplado pelo Prêmio PROAC 32/2020, ocorre em formato híbrido, online e presencial em diferentes pontos da cidade de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Nesta terceira edição, o evento ganha novos formatos, à medida que incorpora às atrações, a produção de Podcast, com um novo episódio divulgado todas às terças-feiras.

Além disso, o Fórum deste ano traz a I Mostra de Saberes Artesanais do Litoral Norte, que ocorre no Teatro Municipal da cidade de Ubatuba, de 09 de outubro a 07 de novembro. A Mostra tem por finalidade atribuir o caráter de exibição artística, para as mais diversas manifestações de artesanato, que por sua vez se reproduzem em diferentes artefatos.

“Queremos tirar o artesão da rua, das feiras, e chamar atenção para a importância de valorizar o artesão como um produtor de arte”, explica Carolina Labarca, artesã e produtora geral do III Fórum de Saberes Artesanais.

Com foco integral em tornar todas as frentes do Fórum acessíveis, esta edição conta com ambiente digital inclusivo. “Apenas cerca de 1,7% dos sites no Brasil têm recursos de acessibilidade. Além de democratizar o acesso ao evento, com verba destinada ao transporte e alimentação para populações vulneráveis, o Fórum tem como objetivo dar protagonismo às pessoas com deficiência”, diz Labarca.

Acostumados a terem que se adaptar às mais diferentes situações, por não haver estrutura e um olhar de empatia, no Fórum, as oficinas serão ministradas por pessoas que necessariamente apresentam alguma deficiência, como visão, fala, e mobilidade, por exemplo.

Ao todo são 120 artistas, que se apresentam na Sala de Exposições do Teatro Municipal de Ubatuba, localizado no centro histórico da cidade. As obras estão divididas em categorias: “adornos”, “acessórios” e “vestuários”; “decorativos”; “utilitários e/ou educativos”; “típicos/tradicionais”.

A I Mostra dos Saberes Artesanais do Litoral Norte vai premiar artistas vencedores das categorias descritas acima, de acordo com resultados a partir do voto popular e desempenho nas redes sociais. A premiação inclui valores em dinheiro, entre outros prêmios, todos concedidos por empresas e/ou instituições da região.

Entre elas estão Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), Banana Bamboo Ecolodge, Rota do Surf, Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, Padaria Integralle, Secretaria de Turismo de São Sebastião e pela Fundass – Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna.

Serviço:

I Mostra de Saberes Artesanais do Litoral Norte

09 de outubro a 07 de novembro

Teatro Municipal de Ubatuba (Praça Exaltação da Santa Cruz, 22, no centro histórico).

Siga nossas redes:

https://www.instagram.com/forumsaberesartesanais/

https://www.facebook.com/forumsaberesartesanais