Cidades Notícias Ubatuba

Tromba d’água surpreende moradores e turistas em Ubatuba

Tamoios News
Imagem: Márcio Silva

Na tarde de quarta-feira (29), moradores e turistas que estavam em Ubatuba foram surpreendidos por um fenômeno chamado “tromba d’água”. O fotógrafo Márcio Silva registrou imagens a partir da praia de Itamambuca, na região norte da cidade.

De acordo com o geógrafo Carlos Eduardo Silva, da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Ubatuba (COMPDEC), “as trombas d’água são relacionadas à dinâmica atmosférica específica de formação de nuvens cumulus que pode, em alguns casos, formar uma tempestade, ou estar associada a ciclones, sempre no oceano. Dura poucos minutos, não se desloca muito horizontalmente, e os ventos no máximo chegam a velocidades compatíveis com a velocidade de uma tempestade”.

Porém, não foi registrada tempestade em Ubatuba na quarta-feira, tanto que os pluviômetros registraram apenas 3 e 4 mm, caracterizando chuva fraca. Também não houve registro de ciclone no oceano brasileiro. Por isso, o geógrafo classificou a ocorrência como um fenômeno curioso, devido ao aspecto visível. Situações como essa exigem cuidado tanto de quem está navegando no mar quanto de quem está sobrevoando a região.

Segundo a Defesa Civil de Ubatuba, até o momento não há previsão de alerta para Ubatuba, o que pode ocorrer são as tempestades típicas de verão que se formam rápido e são localizadas.