Cidades Notícias Ubatuba

Tubarão é visto próximo à praia Vermelha do Sul em Ubatuba

Tamoios News

O Instituto Argonauta foi consultado sobre um vídeo que circula na internet sobre a ocorrência de um tubarão na praia Vermelha do Sul, em Ubatuba. Segundo o Instituto, as imagens são autênticas e foram enviadas para a instituição por diversas pessoas, preocupadas com a condição do animal. 

De acordo com o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta, o tubarão, possivelmente da espécie Anequim  (Isurus sp) estava aparentemente debilitado, ou pode ser ainda uma fêmea procurando um local para dar à luz, não sendo possível afirmar as condições. Posteriormente, o animal se deslocou, se afastando e não foi mais avistado. 

O oceanógrafo esclarece que tubarões ocorrem em todos os oceanos, sendo que os anequins são encontrados em mares tropicais e de clima quente, geralmente oceânicos e encontram-se como espécie vulnerável pela lista de animais ameaçados da IUCN. Mesmo com a suspeita de o animal estar debilitado, é muito importante ressaltar que não se deve aproximar ou tentar capturar o animal.

Ubatuba registrou acidentes com tubarões no ano passado

Em 2021, dois acidentes envolvendo tubarões deixaram duas pessoas feridas em praias de Ubatuba, nos dias 3 e 14 de novembro. Os ferimentos causados foram leves e eram compatíveis com a mordedura de tubarão, de acordo com informe técnico do Laboratório de Pesquisa de Elasmobrânquios da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Após esses acidentes, contrariando especialistas, a prefeita Flávia Pascoal (PL) divulgou um vídeo negando que as ocorrências tivessem sido causadas por tubarões.