Cidades Notícias

Turismo gerou mais de 21,5 mil empregos em 2020 no Brasil

Tamoios News
Os serviços de alimentação foram alguns dos segmentos que mais contrataram no período. (Foto: Arquivo MTur)

Apesar de ser um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, o turismo gerou mais de 21,5 mil empregos em 2020. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério da Economia. O número representou cerca de 15% dos 142,6 mil postos de trabalho que foram gerados durante todo o ano passado nos diversos segmentos da economia brasileira. Os destaques vão para as atividades de Hospedagem e Alimentação que garantiram juntas mais de 24,1 mil novas vagas.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o número mostra o impacto que o setor tem em nosso país e seu potencial na recuperação econômica. “Estamos vindo de um ano atípico, mas nem por isso nos abatemos e continuamos trabalhando para não deixar nossas atividades pararem completamente. Esse dado só confirma que temos potencial para gerar mais emprego e ainda liderar uma retomada da economia em nosso país, gerando emprego e renda para os brasileiros”, disse.

Entre os estados, Santa Catarina (3,35 mil) foi o que mais gerou empregos nos segmentos que compõem o setor, seguido da Bahia (3,33 mil), São Paulo (2,6 mil) e Minas Gerais (1,5 mil). Na maioria das Unidades da Federação, o destaque nas contratações foi para as atividades de hospedagem e alimentação. De acordo com o Ministério da Economia, o Benefício Emergencial de Preservação da Renda e do Emprego (BEm) foi importante para o enfrentamento da crise econômica. Estimativas da Pasta apontam que quase 10 milhões de empregos foram preservados por meio do programa.

O Ministério do Turismo adotou uma série de ações durante o ano de 2020 em prol da manutenção de empregos e empresas do setor. Entre elas a liberação de R$ 5 bilhões em linhas de crédito para os estabelecimentos que foram afetados pela pandemia, a formulação de medida provisória que regulamentava o cancelamento e remarcações de pacotes turísticos e eventos culturais, além da distribuição de R$ 3 bilhões a estados, municípios e Distrito Federal para ações emergenciais na área de Cultura durante o estado de calamidade em função do novo coronavírus.

*Fonte: Ministério do Turismo