Cidades Notícias São Sebastião

Vereador aborda casos de Covid-19 em creche no Canto do Mar 

Tamoios News

O vereador André Pierobon solicitou informações, à administração municipal, sobre casos confirmados de Covid-19 na creche Diva Bernardino, no bairro Canto do Mar, durante a sessão de terça-feira (7). 

O caso de funcionários diagnosticados com Covid-19 na creche do Canto do Mar, Costa Norte do Município, foi apontado no Requerimento nº 602/2021 em que Pierobon comentou a “necessidade de antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os riscos suscetíveis de ameaça à vida e à saúde das crianças e profissionais que convivem na unidade escolar”, além da “importância de assegurar ações de prevenção no tocante a disseminação, diagnóstico, isolamento e tratamento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19”.

O vereador apresentou 24 questionamentos em sua propositura. Entre eles, se houve casos de contaminação por Covid-19 em funcionários da referida creche, quantos foram registrados, se eles apresentaram sintomas no trabalho e também atestado médico e quantos dias ficaram afastados dos cargos. Ele pediu cópia do registro de ponto dos servidores que contraíram Covid-19 entre outubro e dezembro.

Pierobon indagou se foram realizados exames médicos para diagnosticar a doença nos alunos e trabalhadores, com detalhes da coleta de material e resultados obtidos, e se a Secretaria de Educação possui plano para o atendimento de casos suspeitos ou positivos de Covid-19 nas unidades educacionais e, caso positivo, quais as ações previstas quando isso acontece.

Ações

O vereador quer saber se houve comunicação do número de casos positivos na creche Diva Bernardino à Secretaria de Educação pela diretoria da unidade e qual foi a orientação dada à diretoria da creche, bem como se houve comunicação aos responsáveis dos alunos sobre o fato ocorrido com funcionários da creche e se houve alguma recomendação a ser seguida.

Pierobon pediu informações se a Vigilância Epidemiológica esteve no local e, caso positivo, quais ações foram adotadas. Entre outras indagações, ele quer saber qual a periodicidade de higienização geral nas unidades de ensino do Município, se foi realizada testagem em todos os alunos na retomada das aulas presenciais e o que foi feito nos casos confirmados de Covid-19, bem como se existe protocolo para a retomada das aulas e atendimento a casos suspeitos ou confirmados nas escolas.

Outro ponto abordado é se trabalhadores e gestores das unidades receberam capacitação para enfrentar o problema, se estão sendo cumpridas as recomendações para manutenção nas aulas presenciais, se a limpeza e desinfecção do ambiente escolar estão descritas em Procedimento Operacional Padrão e como estão sendo realizadas as atividades ao ar livre, as refeições em creches, recomendações de segurança no transporte escolar, além do que está sendo feito para evitar aglomerações na entrada e saída das escolas e creches e qual o protocolo sanitário para evitar a propagação do vírus nas unidades de ensino da rede pública.

Fonte: Câmara de São Sebastião