Cidades Notícias São Sebastião

Vereador pede “vistas” e 2ª votação do Projeto do Plano Diretor é adiada

Tamoios News

A 2ª votação do Projeto de Lei Complementar 06/2020, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de São Sebastião, que estava prevista para ocorrer nesta terça-feira (15/12) foi adiada.

O adiamento ocorreu com o pedido de “vistas” ao projeto, feito pelo vereador Onofre Santos Neto, aprovado por unanimidade pelo plenário.

De acordo com o parlamentar, o objetivo é analisar se há conflitos no projeto com relação ao gabarito de altura da construção e o coeficiente de aproveitamento do terreno, que permita a “veriticalização”.

Conforme Regimento Interno, o vereador terá 10 dias para analisar o projeto e devolvê-lo à Câmara, onde será submetido à nova votação.

Plano Diretor

O Plano Diretor é o instrumento básico de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteador das ações dos agentes públicos e privados.

De acordo com o projeto, o território municipal ficará organizado em cinco unidades espaciais, delimitadas de acordo os divisores de águas das Bacias Hidrográficas: Rio Juqueriquerê, Rio São Francisco, São Sebastião, Ribeirão Grande, Paúba, Rio Maresias, Rio Grande, Rio Cambury Rio Barra do Say, Rio Juquehy e Rio Una.

As unidades cinco unidades espaciais de planejamento (UEP) serão:

– UEP 1 – ENSEADA (bairros Canto do Mar, Jaraguá e Enseada, e as praias de Enseada, Kauffman, e Ventura)

– UEP 2 – CENTRO (bairros de Cigarras, São Francisco, Morro do Abrigo, Portal da Olaria, Arrastão, Reserva do Moulin, Pontal da Cruz, Praia Deserta, Porto Grande, Centro, Vila Amélia, Industrial, Olaria, Topolândia, Itatinga, Varadouro, Pitangueiras, Barequeçaba e Guaecá, e as praias Cigarras, Belvedere, São Francisco, Olaria, Dória, Arrastão, Pontal da Cruz, Deserta, Porto Grande, Varadouro, Preta, Grande, Cabelo Gordo, Barequeçaba, Guaecá e o Costão do Navio).

– UEP 3 – MARESIA (bairros de Toque-Toque Grande, Calhetas, Toque-Toque Pequeno, Santiago, Paúba, e Maresias, e as praias de Toque-Toque Grande, Calhetas, Toque Toque Pequeno, Santiago, Paúba, Maresias e Praia Brava).

– UEP 4 – BOIÇUCANGA: (bairros de Boiçucanga, Camburi, Baleia e Barra do Sahy, e as praias de Boiçucanga, Camburizinho, Cambury, Baleia, Sahy, Preta e Conchas)

– UEP 5 – JUQUEHY: (bairros de Juquehy,Barra do Una, Engenho, Juréia e Boracéia e as praias de Juquehy, Barra do Una, Engenho, Juréia e Boracéia).

 Conforme consta, para cada Unidade Espacial de Planejamento (UEP) poderá ser desenvolvido um Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbanístico específico, elaborado por meio de processo participativo de discussão, envolvendo representantes ou membros do Poder Público e da Sociedade Civil.

Gabarito

Com relação ao gabarito das construções, de acordo com o projeto deverá ser respeitada a altura máxima de 9 metros, medida a partir do perfil natural do terreno até o ponto mais alto da cobertura, cumeeira, laje ou telhado, excluído o reservatório de água elevado, cuja altura não poderá ultrapassar os 12 metros.

O projeto estabelece que os reservatórios de água poderão fazer parte do corpo da edificação ou isolados em forma de torre, devendo respeitar a sua destinação a ser definida em lei, o mesmo aplica-se às áreas técnicas.

Já o coeficiente de aproveitamento, conforme consta no projeto, é determinado pela localização do terreno.

Audiência Pública

Antes de incluir o Projeto do Plano Diretor na pauta de votação, a Câmara promoveu três audiências públicas, em 2020, para discutir o assunto com a comunidade.

As audiências foram realizadas na Enseada (20/02), costa norte; Maresias (02/03), costa sul; e na Topolândia (05/03), região central.

*Fonte: Câmara de São Sebastião