Cidades Notícias Ubatuba

Vereadores criticam ‘bagunça e transtornos’ com novo CEP em Ubatuba

Tamoios News
24ª sessão ordinária da Câmara de Ubatuba, 17 de agosto de 2021. (Foto: Renata Takahashi)

Na votação do pedido de informação nº 20/21 do vereador Edelson Fernandes (PSC), na 24ª sessão da Câmara de Ubatuba, realizada na última terça feira (17), sobre quais são as ruas oficiais do bairro Rio Escuro e quais são seus Códigos de Endereçamento Postal (CEP) veio embutida a denúncia de que a implantação atabalhoada dos novos CEPs individualizados por ruas no Município tem gerado transtornos e confusão aos Munícipes.

A revelação foi corroborada por outros vereadores dando conta de que “é realmente calamitosa a situação, em todos os bairros, do Camburi à Tabatinga, de Norte a Sul”, nas palavras do vereador Junior Jr. (PODE). “Que bagunça que fizeram com a gente. A gente vai nos Correios e lá dizem que a culpa é da Prefeitura. Vamos na Prefeitura e aÍ nos remetem de novo pros Correios. E não se acha uma alternativa pra isso. Virou uma grande bagunça mesmo. Parabéns ao vereador Edelson pelo pedido de informação”.

Edelson Fernandes explicou que “o bairro do Rio Escuro encontra-se em processo de regularização fundiária e sabemos da importância quanto ao ordenamento ou oficialização das ruas, que é essencial para a distribuição dos CEP, agora individualizado por vias. Esse pedido de informação prevê que os munícipes possam ser atendidos ou recebam os serviços prestados pela empresa dos Correios. O CEP agora é por rua mas lá no Rio Escuro tem locais em que o CEP é um e a rua é outra. E isso ocorre no Município inteiro”, denunciou.

Afetando entregas

Junior insistiu na denúncia dizendo que “o Correio implantou um projeto federal com ruas legalizadas mas mais de 50% de nossas ruas não são oficializadas. Agora todo mundo faz compras pela Internet. Você fez uma compra pela Internet e a compra não é entregue pois o CEP não bate. Hoje o que mais se tem são compras diretas pela Internet e os bairros da região Norte, por exemplo, não tem CEP”.

O vereador sugere que “o Executivo agora tem que criar uma força tarefa para correr atrás de resolver a bagunça pois estão afetando a vida das pessoas diretamente. Não sei onde começou essa grande besteira. Buscamos negociar com os Correios para que segurassem o CEP antigo por uns 40 ou 60 dias, pelo menos para quem não conta com CEP”.

Para Junior “a mudança tinha que ser feita sim mas que fosse organizada, com prazo de adaptação, não a toque de caixa. Que se dê um tempo prévio para ver o prazo de implantação disso. Pessoas fazem compra pela Internet para revender e não estão revendendo. Não tendo CEP Mercado Livre não entrega”.

O vereador Rogério Frediani (PL) diz que “a prefeita teve a coragem de buscar resolver o problema do CEP único, coisa que outros prefeitos não fizeram. É um problema sim, concordo, tem tido reclamações sim, a população está sendo afetada mas é como mexer num vespeiro, naquilo que foi abandonado por tantos anos. Os Correios, mesmo com o código antigo 000 já não entregavam encomendas. Eu mesmo recebo muitas encomendas no posto da Maranduba”, enfatizou.

Frediani que é do mesmo partido da prefeita, concorda que “tem que haver essa força tarefa. Todos os vereadores temos feito trabalhos junto á regularização de ruas, tem sim número grande de rua não oficializadas. O Mercado Livre acabou criando o próprio sistema de entrega, independente dos Correios. Temos problemas sim. Sabemos que mesmo remédios não estão sendo entregues. Demorou demais para atualizar os CEPs e o momento é esse”.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Ribeiro (PV) também concorda que “ a mudança de CEP tem gerado um transtorno, uma confusão enorme, está atrapalhando em muito a vida dos Munícipes e é hora de somar esforços. Não bate CEP com rua. Essa força tarefa tem que ser rápida, unindo esforços com os Correios. Ainda que se gere transtorno que se minimize isso. Mas esse prazo de 60 dias tem que ser implantado rápido”.

O pedido de informação nº 20/21 foi aprovado por unanimidade.

*Fonte: Câmara de Ubatuba