Cidades Notícias São Sebastião

Vereadores visitam hospital de Boiçucanga e assessor diz que a estrutura não condiz com um “hospital”

Tamoios News

Os constantes problemas relacionados ao atendimento no Hospital da Costa Sul, em Boiçucanga, apontados pela população e discutidos nas sessões do Legislativo, motivaram a visita dos vereadores ao local na manhã de quinta-feira (11). O presidente da Câmara de São Sebastião, José Reis, o vice-presidente, Pedro Renato, os vereadores Diego Nabuco (1º secretário), Daniel Simões (2º secretário), Daniel Soares, Marcos Fuly, Ercílio de Souza e o chefe de Gabinete, Philipe Marmo, representando o vereador Wagner Teixeira, que havia comunicado a impossibilidade de comparecer ao encontro, participaram da visita solicitada ao Executivo pela Comissão de Educação, Saúde e Promoção Social da Câmara presidida pelo vereador Renato.

Os parlamentares foram recepcionados por Ana Soares, que deixou a pasta da Secretaria de Saúde para assumir a função de administradora do Hospital da Costa Sul, pelo médico Rafael Ferreira Carrasco, diretor clínico do hospital, e pelo gerente comercial Matheus Alvarez. Durante visita às dependências da nova unidade, o grupo recebeu informações sobre o funcionamento do hospital e também cobrou várias demandas apresentadas pela população.

O presidente da Câmara frisou a importância de ter todas as alas do hospital em funcionamento atendendo a população. “Na visita, verificamos a estrutura do hospital que é um prédio moderno, bem equipado e com nível até de hospitais particulares. Vocês terão realmente um hospital com estrutura para um atendimento merecido. Acreditamos na gestão, no prefeito Felipe Augusto e a Câmara estará sempre presente fazendo cobranças pontuais para que o atendimento possa melhorar”, afirmou Reis.

A recém empossada administradora Ana Soares explicou sobre a pediatria, que há especialista no quadro, mas não atendendo de segunda a domingo, por 24 horas. Para isso, a Fundação de Saúde realizará concurso visando, entre outras demandas, suprir essa necessidade. Mas segundo a assessoria do vereador Wagner Teixeira, ela não deu um prazo e afirmou que não tem recursos no momento.

O  vereador Wagner Teixeira não pode comparecer devido a um agendamento médico em São Paulo, e seu chefe de gabinete Phillipe Marmo que o representou na visita afirmou que a estrutura da unidade não corresponde à de um hospital. “Não temos médicos especialistas. A diferença do PA antigo e do novo, é que este último tem lavanderia e sala de esterilização. Qualquer estrutura mínima de Pronto Socorro tem pediatra, clínico geral e ortopedista”, apontou.

 “Não tem farmácia no hospital nos fins de semana e feriados. Não tem farmacêutico. Em relação à demora nos atendimentos, a justificativa é que a demanda é igual ou maior que a do Hospital do Centro. Devido também à temporada, à pandemia e à falta de médicos”, observou.

Sobre a falta de médicos, Marmo diz que afirmaram que atualmente há 4 médicos durante os plantões da noite, mas que em momentos específicos havia apenas um. Ele disse que a ex-secretária negou problemas de falta de medicamento.

A conclusão da assessoria do vereador Wagner Teixeira é que “a secretaria de Saúde precisa apresentar urgente um planejamento de evolução até este atual ‘Hospital’, que é efetivamente um Pronto Atendimento, se tornar de fato um ‘Hospital’. Preparado e à altura da população da Costa Sul e, consequentemente, de toda a cidade.”

O próximo passo da Comissão da Câmara será a elaboração de relatório para ser encaminhado ao prefeito Felipe Augusto visando suprir as demandas e os problemas apontados pela comunidade. “Vamos cobrar isso o mais rápido possível do Executivo”, afirmou o vereador Renato.