Cidades Ilhabela Notícias

Yacht Club de Ilhabela sedia XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador

Tamoios News

O Yacht Club de Ilhabela receberá o XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador, entre os dias 15 e 17 de outubro. Promovido pela Marinha do Brasil, em parceria com a Soamar SP, o Simpósio tem como objetivo transmitir conhecimentos e divulgar noções de segurança, através de palestras, demonstrações e treinamentos práticos aos que navegam no mar e nas águas interiores.

É destinado aos navegadores amadores, que desejam se habilitar como Arrais, Mestre e Capitão, velejadores, marinheiros e pessoas relacionadas com o meio náutico. A abertura do evento terá o tradicional Dia de Mar, com treinamento prático em embarcações da Marinha, focado na segurança da navegação.

As atividades incluem atracação e desatracação, noções práticas de manobras e navegação, resgate, abandono de embarcação, coletes e balsas salva vidas, sinalização com pirotécnicos, transmissão de “Securitée” e “May Day”, demonstração de resgate de naufrágio por aeronave e desembarque dos meios.

”O Yacht Club de Ilhabela mantém sua vocação de fazer eventos ligados ao mar e impulsionando a navegação. O Simpósio é mais um exemplo. Vamos trazer os principais especialistas no segmento, principalmente a Marinha do Brasil, nossa parceira histórica. Estaremos abertos seguindo, assim como na Semana de Vela de Ilhabela, um rigoroso protocolo de segurança contra COVID-19”, disse Alex Costa Pereira, comodoro do Yacht Club de Ilhabela.

O segundo dia contará com uma série de palestras com autoridades náuticas sobre segurança da navegação, sobrevivência no oceano e meio ambiente. Para encerrar o evento, serão realizados exames para as categorias de Arrais,Mestre e Capitão Amador, com entrega das carteiras aos navegadores aprovados.

”O Yacht Club de Ilhabela mantém sua vocação de fazer eventos ligados ao mar e impulsionando a navegação. O Simpósio é mais um exemplo. Vamos trazer os principais especialistas no segmento, principalmente a Marinha do Brasil, nossa parceira histórica. Estaremos abertos seguindo, assim como na Semana de Vela de Ilhabela, um rigoroso protocolo de segurança contra COVID-19”.

“O Simpósio tornou-se uma tradição muito importante, tanto para os navegadores como para a Marinha do Brasil. O tema da segurança só tem a evoluir, e junto com ele o relacionamento entre amadores e as autoridades marítimas”, destacou Mauro Dottori, diretor do YCI. “E para o Yacht Club de Ilhabela, é uma honra sediar e ajudar a perpetuar um evento que se mostrou um grande sucesso.”

Mauro Dottori lembrou ainda a importância do Dia de Mar, reservado para as práticas em alto mar. “É um dia fantástico, porque mostra como é realmente uma salvatagem. Os amadores veem o uso de pirotécnico, a balsa, os resgates, algumas manobras e um pouco da prática da Marinha e da navegação. E no último dia, como a cerejinha do bolo, ainda são feitas as provas de patentes amadoras, com a carteira entregue na hora.”

Ações sociais e ambientais

Durante o XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador, também serão realizadas ações sociais e ambientais já em prática no Yacht Club de Ilhabela. Uma delas é a campanha de doação de roupas de tempo para velejadores, iniciada durante a última edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em julho. Todas as peças arrecadadas serão entregues às escolas de vela da região.

Outra ação iniciada durante a Semana de Vela é a divulgação do Guia de Boas Práticas a Bordo aos navegadores. O guia, elaborado por Andrea Soffiatti Grael em conjunto com o projeto Grael, busca uma mudança de comportamento que gere benefícios para o ambiente marinho.

Já a campanha “Elastic Cut” visa recolher e retirar os elásticos das máscaras descartáveis, para descartá-las de maneira apropriada, evitando a poluição do meio ambiente.

Visita técnica

Nesta semana, os organizadores do Simpósio fizeram uma visita técnica ao Yacht Club de Ilhabela, para um inspeção prévia. Estiveram presentes o CMG. Costa Moura, Chefe da Segurança do Tráfego Aquaviário, o CMG. Adriano – Del.S.Sebastião, a CT Helenilde Chefe do Departamento de Inspeção Naval, Pessoal Amador e Marinas. além dos técnicos de TI da Marinha. A Full Time, como organizadora do Simpósio, acompanhou a visita.

Programação

14/10 (quinta-feira)
Credenciamento

15/10 (sexta-feira)
Dia de Mar

16/10 (sábado)
Credenciamento
Abertura solene
Palestras
Encerramento

17/10 (domingo)
Provas
Entrega solene das carteiras

Sobre o Simpósio

O Simpósio de Segurança do Navegador Amador teve sua primeira edição realizada no ano de 2000, na Escola Naval. Idealizado pelo Vice Almirante Euclides Duncan Janot de Matos, à época Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o evento teve a coordenação do navegador Carlos Brancante, pela sua experiência de mais de 150.000 milhas navegadas, e o então CMG Bernardo Pierantoni Gamboa, hoje Vice-Almirante.

A missão era aproximar a Marinha dos navegadores amadores, tendo como foco central a segurança. Nesses 20 anos, o simpósio vem conscientizando toda a comunidade náutica sobre como ter uma navegação mais segura e evitar a poluição hídrica, de forma a garantir a salvaguarda da vida humana no mar.