Porto São Sebastião

São Sebastião: Companhia Docas realiza simulado no porto nesta quinta(21)

Tamoios News

A Companhia Docas de São Sebastião realizará nesta quinta (21), das 9h às 13h, o 6º Exercício Simulado Prático de Atendimento a Emergências do Porto Organizado de São Sebastião. O objetivo do simulado é o exercício prático das ações de atendimento de acordo com as hipóteses acidentais previstas nos planos de emergência do porto.

Além de ações de atendimento a vítimas, o exercício simulará recolhimento de produtos vazados e contenção de óleo no mar. O cenário da ocorrência será a operação de rancho (atividade que consiste no fornecimento de suprimentos a navios). O simulado prevê o rompimento de mangote do guindaste, ocasionando vazamento de óleo no piso do cais com escalonamento para o mar (estimativa de aproximadamente 1 m³). Em decorrência do rompimento, uma bombona (reservatório plástico) cairá no chão, fazendo com que o produto químico armazenado em seu interior atinja um trabalhador envolvido na operação.

O simulado prevê também a movimentação de embarcações e uso de barreiras de contenção nas imediações do porto, na área de atracação e no canal de São Sebastião. O exercício contemplará procedimentos adotados pela Companhia, considerando as ações de contenção e recolhimento de óleo, proteção das áreas sensíveis, eficácia do fluxograma de acionamento e comunicação, estrutura e o tempo de resposta no controle da emergência.

A Travessia São Sebastião/Ilhabela, operada pela DERSA, funcionará normalmente.

Gestão Ambiental – A Companhia Docas de São Sebastião vem mantendo seu compromisso de melhoria contínua na gestão ambiental, com investimento de R$ 1 milhão em programas que garantem sua classificação entre os três melhores portos do país, conforme o Índice de Qualidade de Gestão Ambiental em Portos Organizados (IQGAPO).

Em 2018, o Porto de São Sebastião renovou a certificação da Norma ISO 14.001/2004, conquistada em 2015, quando se tornou o primeiro porto público do país a ter o selo internacional, com validade até março de 2021. A adesão à certificação ISO 14.001 comprova o desempenho da gestão

ambiental da Companhia, por meio do controle dos aspectos e impactos ambientais relacionados às atividades desenvolvidas.

Estratégico – O Porto de São Sebastião, localizado no litoral Norte do Estado de São Paulo, é administrado pela Companhia Docas de São Sebastião desde 2007. Com seu potencial para escoamento das cargas produzidas ou importadas, é fundamental para o desenvolvimento do Vale do Paraíba e região de Campinas. Sua localização privilegiada, com duplos acessos aquaviários, e a capacidade de operar cargas de alto valor agregado são diferenciais do porto, que sedia também o Terminal Almirante Barroso (Tebar), voltado exclusivamente às cargas da Petrob

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.