Praias

Vídeos: Turista morre após ajudar a salvar o filho na praia de Ubatumirim

Tamoios News
Gbmar e Samu tentam salvar turista que caiu em costeira na Barra do Sahy. Homem acabou morrendo devido aos ferimentos

O domingo, apesar do tempo nublado e do mar agitado, teve várias ocorrências nas praias da região. Um turista morreu no Ubatumirim; duas moças se afogaram em Juquehy; um banhista se afogou no Félix e foi resgatado pelo helicóptero águia da PM; e, um banhista sofreu um infarto na areia da praia Martim de Sá, em Caraguá

Por Salim Burihan

Um domingo de muitas ocorrências nas praias do Litoral Norte. Apesar do tempo nublado e do mar muito agitado, a maioria das praias esteve lotada durante a manhã e tarde deste domingo(5).

Pela manhã, um bote da Marinha pegou fogo e explodiu no Canal de São Sebastião. Os três tripulantes se lançaram no mar e apenas um deles teve ferimentos leves, sendo medicado e liberado.

Segundo a Capitania dos Portos, o incêndio começou por volta das 11h30 e dois dos três tripulantes, foram socorridos e encaminhados até a Upa de São Sebastião, com ferimentos leves. A Capitania dos Portos instaurou sindicância p ara apurar o acidente.

Vídeo mostra imagens do incêndio no bote da Marinha:

Ainda pela manhã, um turista de São Paulo, de 27 anos, caiu na costeira na praia da Jureia e foi resgatado por guarda-vidas. Apesar do susto, o turista sofreu apenas ferimentos leves.

Em Juquehy, por volta das 15 horas, duas turistas se afogaram na praia e foram atendidas por guarda-vidas do GBmar e da Samju(Sociedade Amigos de Juquehy).

As duas moças, que apresentavam grau de afogamento 3 e 4, receberam os primeiros socorros pelos guarda-vidas e, em seguida, foram removidas pelo Samu até o pronto socorro de Boiçucanga. Segundo informações, elas não correm risco de morte.

Em Caraguá, na praia Martim de Sá, o morador da cidade V.F., de 44 anos, sofreu um princípio de infarto na areia, foi atendido por populares e por guarda-vidas e em seguida encaminhado pelo Samu até a UPA.  Não conseguimos informações sobre o estado de saúde dele.

Em Ubatuba, na Praia de Ubatumirim, na região norte da cidade, um turista de Brasília, de 43 anos, morreu afogado pós salvar o filho com ajuda de populares. O pai acabou afundando e se afogando, foi socorrido, mas não teria resistido e veio a morrer.

Ainda em Ubatuba, no Félix, no final da tarde, um turista se afogou na praia, foi socorrido e estaria sendo transportado pelo helicóptero Águia da Polícia Militar em direção a um hospital de Ubatuba ou do Vale do Paraíbas. O turista apresentava grau 6 de afogamento, segundo o Gbmar.

Sábado

No sábado(4), um turista, de 32 anos, da cidade de Francisco Morato  (SP), morreu  após cair em uma costeira, em Barra do Sahy  na costa sul de São Sebastião.

Ele estava com amigos na costeira quando uma onda lhe arrastou em direção ao mar. Um guarda vida foi acionado e nadou em direção ao turista. O mar estava bastante agitado, o que dificultava a localização e o resgate do turista.

Nas pedras, amigos e outros guarda-vidas procuravam orientar o salva-vidas que estava na água na localização do turista. Após ele ser resgatado pelo guarda-vidas, um jet ski da Sabaleia (Sociedade Amigos da Baleia) chegou para encaminhar o turista até a praia de Barra do Sahy.

O turista recebeu atendimento por cerca de 20 minutos. Banhistas fizeram uma roda, deram as mãos e rezaram pela sobrevivência do homem. Em seguida, ele foi encaminhado pelo SAMU até o Pronto Socorro de Boiçucanga, mas acabou morrendo.

Vídeo mostra trabalho dos guarda-vidas e dos médicos do Samu para tentar salvar turista em Barra do Sahy:

 

Ainda no sábado, um turista foi resgatado do mar pelo helicóptero Águia, no Ubatumirim, região norte de Ubatuba. O turista saiu nadando e não conseguia retornar até a praia e foi levado pela correnteza em direção ao alto mar. Ele foi localizado a 1,5 quilômetros da praia e resgatado pelo Águia, com a ajuda de um “puçá”, um equipamento com rede que resgata pessoas no mar.

Vídeo mostra o resgate do banhista no Ubatumirim: