Redes Sociais Saneamento Básico

Assista o vídeo que questiona o saneamento na região. Sabesp afirma que dados estão desatualizados

Tamoios News
SONY DSC

Um vídeo, de autoria desconhecida, está circulando nas redes sociais, questionando os investimentos em saneamento básico no Litoral Norte. A Sabesp viu o material e rebateu muitas informações, consideradas desatualizadas e equivocadas. A empresa se manifestou sobre o vídeo.

Não se sabe quem produziu e nem quando ele foi feito. O vídeo começou a circular nas redes sociais nesta quinta(14).

Veja o vídeo:

O vídeo tem cerca de três minutos de duração, contém imagens das praias e a locução é feita por uma voz feminina, que também, desconhecemos de quem seja.

A  locutora relata que a região cresceu nos últimos anos 1,4%, bem acima da média nacional, de 0,77%, segundo dados do IBGE de 2017, mas que os investimentos feitos pela empresa, não teriam acompanhado esse crescimento.

Segundo o vídeo, a região com 323.991 habitantes, recebe em média 1,5 milhão de turistas em períodos, como passagem do ano e carnaval, mas que o saneamento existente não seria suficiente para atender tanta gente.

As imagens mostram praias badaladas e reconhecidas internacionalmente, como Itamambuca e Maresias, que segundo a locutora, são locais onde os projetos de saneamento não se concretizam.

O vídeo informa que, sem a coleta e tratamento de esgoto, a poluição atinge córregos e rios, prejudicando a balneabilidade das praias, que são os principais atrativos da região.

O vídeo argumenta que a poluição das praias prejudica o turismo que é a principal fonte de renda da região. E, finaliza, questionando “Até quando?”.

Sabesp

Encaminhamos o vídeo para a assessoria de imprensa da Sabesp para que a empresa se manifestasse sobre os questionamento. Confira o que informou a empresa:

A Sabesp informa que desconhece a autoria do vídeo, bem como quando ele foi produzido, já que as informações são errôneas ou desatualizadas:

– A obra paralisada apresentada no vídeo é a da Estação de Tratamento de Esgotos Una/Engenho, na costa sul de São Sebastião, cuja paralisação deu-se em função da empresa construtora que a executava ter interrompido suas atividades. Porém, a obra já foi relicitada e os serviços deverão ser retomados no próximo mês, março/2019.

–     A costa norte de São Sebastião, especificamente os bairros Enseada, Jaraguá e Canto do Mar, em suas áreas regulares, são atendidos por sistemas de abastecimento de água e redes coletoras de esgotos, sendo a produção e distribuição de água efetuadas pela Estação de Tratamento de Água – ETA Porto Novo e, o tratamento dos esgotos feito na Estação de Tratamento de Esgotos – ETE Porto Novo, ambas instalações no município de Caraguatatuba. Apenas as áreas irregulares, as ZEIS – Zonas Especiais de Interesse Social – onde a Companhia por força de lei é impedida de atuar ainda não estão contempladas com sistemas de água e esgotos. A Sabesp atenderá estas áreas na medida em que a Prefeitura efetivar a regularização delas.

–     A Estação de Tratamento de Esgotos – ETE Baleia/ Sahy opera normalmente; mas, infelizmente, ainda existem moradores que não solicitaram a conexão à rede coletora de esgotos. Somado a isso, há também imóveis em áreas irregulares que despejam seus esgotos a céu aberto.

–     As praias onde, segundo o vídeo, as imagens foram captadas, como Centro e Prainha, em Caraguatatuba; Barequeçaba, Baleia e Canto do Mar em São Sebastião, em suas áreas regularizadas, são 100% atendidas com sistemas de água e tratamento de esgotos.

–        Os projetos que foram desacelerados por conta das crises hídricas e financeiras estão sendo aos poucos agilizados, como é o caso dos Sistema de Esgotamento Sanitário dos bairros Gaivotas e Adalgisa, em Caraguatatuba, e a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da região central de Ubatuba. Além dos projetos entregues à prefeitura de Ilhabela, que irá licitar e executar as obras para universalização do município. Em São Sebastião, assim que a contratualização for efetivada, deve-se dar início ao processo de licitação e posteriormente a execução da obra do Sistema de Esgotamento Sanitário de Maresias.

–     Outra coisa que chama a atenção, além da dramaticidade da falta de cor em algumas cenas, é que muitas das tomadas foram feitas de áreas de ocupação irregular – as ZEIS – e de valas de drenagem, onde muitos ainda lançam seus esgotos de forma irregular, mesmo tendo rede coletora disponível.

–     Importante ressaltar que nos últimos dez anos a Sabesp investiu quase R$ 870 milhões; elevando os índices de cobertura em água de 82% para 94% e em esgotos de 36% para 70%, em todo litoral norte.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.