Saúde e Bem Estar

Atividades do Outubro Rosa seguem até o dia 30 para levar reflexão e cuidados sobre o câncer de mama

Tamoios News

Diversas ações estão em andamento desde o início do mês, para conscientizar principalmente sobre a prevenção e descoberta precoce da doença

Por Ricardo Hiar, de São Sebastião

O tipo de câncer mais comum em mulheres do Brasil e do mundo é o de mama, motivo pelo qual um dos meses do ano passou a ser referência no assunto. O Outubro Rosa foi instituto para ampliar a promoção de campanhas de conscientização e também de exames, para melhor entendimento do câncer de mama e diagnóstico precoce da doença, que aumenta de forma considerável as chances de cura.

Conforme estatística do INCA (Instituto Nacional do Câncer), pelo menos 57 novos mil casos devem ser descobertos neste ano. O diagnóstico é importante porque evita a evolução desse tipo de câncer, que pode levar a paciente à óbito, caso não seja tratado em tempo.

Para a professora de enfermagem do Centro Universitário Módulo, Talita Tavares Della Mottade, é importante que a mulher conheça seu corpo, realize periodicamente o autoexame das mamas, procedimento simples que pode ser feito em casa.

“Todas as mulheres devem estar atentas aos sinais do câncer de mama, principalmente aquelas com mais de 50 anos, quem tem a doença no histórico familiar, as que mantêm hábitos como tabagismo, etilismo e sedentarismo, obesas, mulheres que não tiveram filhos, ou engravidaram após os 30 anos, e também quem não amamentou ou que realizou terapia de reposição hormonal durante a menopausa”, afirmou a professora.

Um dos grandes problemas que ainda atingem muitas mulheres vítimas do câncer de mama, é a dificuldade para conseguir atendimento na rede pública de saúde para fazer os exames de diagnóstico.

Em Ubatuba, segundo a prefeitura, mais de duas mil mulheres estavam na fila para realizar o exame de mamografia em 2013. No mesmo ano, em ocasião do Outubro Rosa, mais de 800 exames foram realizados durante mutirão. Depois disso, a mamografia foi terceirizada e a fila diminuiu.

De acordo com a administração, atualmente a demanda está em dia. Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Ubatuba também está inserida no projeto Mulheres de Peito, do governo estadual, e promove outras ações como a realizada na semana passada na unidade de saúde do Sumaré, que no mês de outubro intensificou a prevenção. A unidade realizou um “Dia D”, reunindo cerca de 70 pessoas entre homens e mulheres. Este tipo ação acontece nos outros postos de saúde da cidade, que também batalham pela prevenção.

Outubro Rosa

Em São Sebastião, as USFs (Unidades de Saúde da Família) também estão envolvidas com o Outubro Rosa. As unidades colocam em prática ações de prevenção ao câncer de mama e colo do útero, com agenda aberta para coleta e solicitações de exames de mamografia e cada unidade tem sua programação específica dentro do mês.

Além disso, durante todo o ano são realizadas palestras e atividades em grupo sobre o tema para destacar a importância da prevenção. A orientação do Ministério da Saúde é que se realize mamografia uma vez ao ano; só é necessário realizar o acompanhamento a cada seis meses e a secretaria municipal oferece esse serviço. No município sebastianense, foram realizadas este ano 1915 mamografias.

Já em Caraguatatuba, foram intensificadas neste mês as ações voltadas à Saúde da Mulher em todas as Unidades Básicas de Saúde. O agendamento de mamografia às mulheres que estão no período de realização do exame foi reforçado. De acordo com o prefeitura, o objetivo é alcançar, em especial, mulheres que nunca tenham feito o exame.

Atualmente, a rede Municipal de Saúde de Caraguatatuba promove tratamento a 259 mulheres com câncer de mama e 80 com câncer de colo uterino.  Estas pacientes são acolhidas no setor de oncologia pela equipe responsável e, posteriormente, são encaminhadas aos serviços de psicologia e nutrição do município.

Sintomas

Durante o autoexame, a mulher pode perceber sinais e sintomas. Entre os mais comuns relacionados ao câncer de mama estão o aparecimento de nódulos palpáveis nos seios, axilas ou região do pescoço, geralmente indolor; alterações de cor, textura e forma dos mamilos; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; e/ou presença de líquido anormal das mamas.

Cuidados

Além da prevenção com foco no diagnóstico, a professora Talita Mottade indica a adoção de hábitos saudáveis que podem reduzir as chances de aparecimento da doença. A prática de atividades físicas regulares, uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e vitaminas, e evitar o consumo de alimentos industrializados e embutidos são recomendados. A amamentação também pode ser incluída como um fator de proteção, segundo a professora do Centro Universitário Módulo.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.