Saúde e Bem Estar

Ilhabela envia delegados à plenária regional da Conferência Estadual de Saúde

Tamoios News
Ronald Kraag

Ronald Kraag

Os delegados foram escolhidos durante a 2ª Conferência Municipal, que contou com a mesa diretora formada pela secretária de Saúde, Dra. Lúcia Reale Colucci, os vereadores Luizinho e Dra. Rita e o presidente do conselho, Renato Calado

A plenária regional que será realizada em Pindamonhangaba nos dias 6 e 7 de julho contará com a presença dos seguintes delegados eleitos durante a 2ª Conferência Municipal de Saúde de Ilhabela: Paulo Aurélio de Souza Barros e Vincenzzo Santini, como usuários do SUS; a auxiliar de enfermagem do Hospital Municipal, Cida Cruz, representando os trabalhadores do setor; e representando os gestores, o diretor de Planejamento e Finanças da Secretaria de Saúde e coordenador da Conferência Municipal, Henrique Simões.

A 2ª Conferência Municipal de Saúde e Saúde Ambiental “Vera Lúcia Alvarenga Freire” foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Prefeitura de Ilhabela nos últimos dias 12 e 13 de junho, no Ilha Flat Hotel, no Perequê. “Muito rico em conteúdo humano, fiquei surpresa. Encontro que a sociedade civil tem o dever de participar para compreender, criticar, propor, ouvir palestrantes competentes e com soluções práticas e concretas para serem usadas no dia a dia. Foram 12 horas de trabalho, mas que nos deixaram mais confiantes quanto a nossa saúde”, Salete Magalhães, da Apailha (Associação Protetora dos Animais de Ilhabela).

Como resultado da discussão foram elaboradas 57 propostas com abrangência de caráter municipal, regional, estadual e nacional. Dentre as propostas locais, foi discutido o rumo para a saúde de Ilhabela para os próximos quatro anos.

“A conferência foi um momento em que funcionários e usuários do serviço público de saúde passaram a conhecer a realidade um do outro. Outro aspecto em destaque nas discussões foi a possibilidade de maior divulgação de nossas ações já que frente a órgãos oficiais, como o IDSUS (Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde) e à auditoria do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Ilhabela é referência nos serviços de saúde. Hoje, por exemplo, temos a melhor Atenção Básica em Saúde do Estado. Mas há o que se melhorar em diversos aspectos e um deles é demonstrar à população o que já é feito, a fim de que ela se integre a estas ações”, explica a secretária de saúde de Ilhabela, Dra. Lúcia Reale Colucci.

A conferência de saúde acontece a cada quatro anos e tem por objetivo definir as diretrizes das políticas públicas de saúde. A participação comunitária no contexto da saúde é definida a partir das conferências e dos conselhos de saúde, nas três esferas de governo.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.