Saúde e Bem Estar

MPF Recomenda Controle Eletrônico de Frequência de Profissionais do SUS em Ilhabela

Tamoios News
Divulgação

Divulgação

Usuários dos serviços de saúde da cidade já podem requerer certidão de recusa de atendimento quando assistência for negada

O Ministério Público Federal recomendou ao município de Ilhabela, no litoral paulista, que instale em 60 dias instrumentos de registro eletrônico da frequência dos servidores públicos vinculados ao SUS, especialmente médicos e odontólogos. A Prefeitura também deverá afixar, nas salas de recepção das unidades públicas de saúde, quadros informativos com os nomes de todos os médicos e odontólogos em exercício no dia, sua especialidade e os horários de início e término da jornada. A recomendação advém do elevado número de reclamações que o MPF tem recebido sobre as carências de atendimento à população devido a atrasos e faltas desses profissionais.

O procedimento indica ainda que o registro de frequência dos servidores públicos vinculados ao SUS fique disponível para consulta de qualquer cidadão, o que deverá ser informado nos quadros afixados nas unidades de saúde. Além disso, os dados sobre local e horário de atendimento de médicos e odontólogos devem ser publicados na internet também no prazo de 60 dias.

Registro Inverídico – Inquérito instaurado no ano passado para apurar deficiências no controle de frequência dos profissionais da saúde de Ilhabela constatou que o registro eletrônico só é utilizado parcialmente, adotando-se em muitos casos o ponto manual e o chamado “horário britânico”, com o preenchimento de horários uniformes de entrada e saída. Para a procuradora da República Sabrina Menegário, responsável pelo inquérito, tal instrumento não reflete a real situação da prestação do serviço, representando um registro inverídico da jornada de trabalho.

O MPF requisitou a instauração de inquérito policial para apurar eventual crime de falsidade ideológica, decorrente do lançamento de frequência em desconformidade com a realidade. Questionado pela Procuradoria, o município havia informado que providenciaria a instalação de cinco equipamentos de controle de ponto biométrico para alcançar a totalidade dos servidores do SUS, mas, após oito meses, os aparelhos ainda não entraram em funcionamento. A publicidade da jornada de trabalho dos médicos e odontólogos também permanece insatisfatória, já que as informações disponíveis na internet não mencionam o horário de atendimento dos profissionais.

Certidão de Recusa – Por conta de outra recomendação do MPF, expedida no ano passado à Prefeitura de Ilhabela, os usuários do SUS que não conseguirem atendimento no município já podem requerer uma certidão explicando a negativa do serviço de saúde solicitado. No formulário constará o nome do paciente, a unidade de saúde procurada, data, hora e o motivo da recusa de atendimento. O documento deverá ser solicitado pelo cidadão sempre que o serviço for negado.

Em cumprimento a esta recomendação, a administração municipal afixou nos murais de todas as unidades de saúde da cidade um aviso sobre a emissão da certidão de recusa de atendimento, comprometendo-se a fornecer o documento quando necessário. A Prefeitura ressaltou, no entanto, que nenhuma certidão foi emitida até o momento visto que a cidade não recusa assistência a nenhum cidadão que procura os serviços municipais de saúde. Caberá ao Conselho Municipal de Saúde em Ilhabela fiscalizar a entrega das certidões aos usuários não atendidos pelo SUS.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Procuradoria da República no Estado de S. Paulo

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.