Caraguatatuba Saúde

Caraguatatuba promove ações de Prevenção ao Suicídio

A campanha Setembro Amarelo segue até o dia 25 de setembro

Todas as manhãs o girassol parte em busca do sol, seguindo a luminosidade insistentemente, porque precisa dela para crescer e florescer. Mesmo quando o sol está escondido entre as nuvens, a flor gira persistente, apesar da dificuldade, em direção à luz. Em alusão a esse comportamento da natureza, o girassol foi escolhido como símbolo da campanha “Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu”, iniciativa do movimento mundial Setembro Amarelo, que tem a adesão da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde.

A campanha tem o objetivo de abrir o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema. Com este foco, a Secretaria da Saúde de Caraguatatuba desenvolverá, durante o mês de setembro, diversas ações por meio de serviços como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e CRAS NORTE, em parceria com o Colégio Tableau. As ações tiveram início nesta quinta (5) com o Fórum Eu e o Eca, voltado para adolescentes das escolas municipais da Região Sul  (Cide Perequê-Mirim). Todas as ações contam também com a parceria do Comitê de Vigilância em Violência (COMVIV), Saúde Mental e Conselho Tutelar sul.

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de  96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.

Programação Completa

Dia 10 – Roda de Conversa – Sepedi – das 9h às 11h

Dia 20 – Capacitação no Anfiteatro da Educação

Dia 21 – Evento Jovens Conectados – às 20h – Praça de Skate (Centro)

Dia 23 – Palestra no Atacadão das 15h às 16h

Dia 25 – Palestra na Fundacc – às 19h