Litoral Norte Saúde

Febre Amarela- Estado recomenda que cidades intensifiquem a vacinação

Tamoios News

Região registrou em 2018, onze casos da doença e 5 mortes, três delas em Ubatuba. São Sebastião tem a melhor cobertura, 93% da população já foi vacinada

Por Salim Burihan

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o estado de São Paulo registrou este ano, até o dia 17 passado, 3028 casos suspeitos de febre amarela, 502 deles foram confirmados e 178 pessoas morreram da doença, cinco delas no Litoral Norte.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo orientou os municípios da região a intensificar a vacinação contra a febre amarela. A recomendação é, inclusive, aproveitar os dias da Campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil (poliomielite) que acontece em todo Estado.

O Litoral Norte já tem recomendação da vacinação contra febre amarela desde janeiro de 2018, meses antes da chegada do vírus à região. Seus municípios foram inclusos na campanha iniciada em janeiro deste ano.

A recomendação para intensificação visa justamente alcançar as pessoas que ainda não receberam as doses, mas que precisam estar protegidas devido à circulação do vírus silvestre no território. A região está abastecida com mais de 40 mil doses, quantidade suficiente para vacinar a população regional que ainda não está imunizada. Se necessário, mais doses serão enviadas.

Um total de 250 macacos morreram de febre amarela no estado, 14 deles no Litoral Norte. Apenas em Caraguá, foram localizados dez macacos mortos entre junho e agosto, cinco deles por febre amarela. Ainda não foram divulgados os resultados de alguns macacos encontrados mortos na região

Litoral Norte

No Litoral Norte, no mesmo período, foram registrados 14 casos suspeitos, 11 em Ubatuba e 3 em São Sebastião, que resultaram em 5 mortes, duas em São Sebastião e três, em Ubatuba.

Caraguatatuba já vacinou 89.73% da população, o que gera o total de 88.408 pessoas. A Vigilância Epidemiológica tem feito ações especiais no bairro do Rio do ouro e no Massaguaçu, onde apareceram macacos mortos pela doença no mês de julho e agosto.

Os moradores também podem procurar pela vacina nas unidades básicas de saúde de segunda a sexta. Segundo a Secretaria de Saúde, não existe casos da doença em moradores.

Em Ubatuba, onde três pessoas já morreram por febre amarela neste ano, a prefeitura continua intensificando a imunização dos moradores, principalmente, daqueles que vivem em áreas próxima a mata atlântica.

Segundo informações obtidas junto a prefeitura ontem, quinta(23), 76% dos moradores da cidade já foi imunizado contra a doença. A prefeitura continua fornecendo a vacina nas unidades básicas de saúde.

Em São Sebastião, onde segundo informações pelo menos uma pessoa morreu de febre amarela este ano, um morador de Boracéia, a prefeitura tem feito um trabalho muito sério no combate a doença.

A cidade tem a melhor cobertura com 93% de seus moradores vacinados contra a febre amarela.

O trabalho começou a ser intensificado a partir de abril, quando foi identificado  a contaminação do vírus em macacos encontrados mortos na região da Costa Sul.

A partir daí, a Prefeitura iniciou um grande Plano de Contingência envolvendo não só os profissionais da área da saúde, mas, de outras secretarias municipais, com o intuito de promover bloqueios vacinais em todas as regiões consideradas de risco.

A prefeitura reforça a importância das pessoas, que ainda não se vacinaram, a procurarem a Unidade de Saúde da Família de seu bairro para garantir a dose de imunização.

Em Ilhabela, a prefeitura informou que 76% dos moradores já foram vacinados contra a febre amarela e que não existe registro de nenhum caso da doença entre a população local.

Cenário em SP

Desde junho, a Secretaria ampliou a vacinação contra febre amarela para as 645 cidades paulistas, visando garantir a proteção de toda a população contra a doença. Somente em 2018, já foram vacinadas contra febre amarela 8 milhões de pessoas. O número ultrapassa a marca da vacinação no decorrer de 2017, quando 7,4 milhões de doses foram aplicadas, e é também superior à vacinação na década anterior – 7 milhões de pessoas foram imunizadas entre 2006 e 2016.

A vacina é indicada crianças com idade entre nove meses e dois anos incompletos, pessoas que viajarão para países com exigência da vacina e grávidas residentes em áreas de risco. Devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e de doença falciforme.

Não há indicação de imunização para grávidas que morem em locais sem recomendação para vacina, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (como por exemplo Lúpus e Artrite Reumatoide). Em caso de dúvida, é fundamental consultar o médico.

Em 2018, até o momento, houve 502 casos autóctones de febre amarela silvestre confirmados no Estado e 178 deles evoluíram para óbitos. Desse total, 30,2% das infecções por febre amarela foram contraídas em Mairiporã e 9,5% em Atibaia. Essas duas cidades respondem por 39,2% dos casos de febre amarela silvestre no Estado, e já têm ações de vacinação em curso desde 2017. Entre o total de casos, 14 ocorreram no Litoral Norte, dos quais 5 evoluíram para óbito – São Sebastião (3 casos e 2 óbitos) e Ubatuba (11 casos e 3 óbitos).

Com relação às epizootias, neste ano, 250 macacos tiveram confirmação da doença. A região com maior concentração é a Grande São Paulo, com 52% dos casos. Desse total, 14 casos de primatas não humanos ocorreram na região do Litoral Norte, o que equivale a 5,6%.

Sintomas

Os casos leves causam febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os casos graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais.

As pessoas podem ter:

Dores locais: costas, no abdômen ou nos músculos

No corpo: calafrios, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite

No aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito

Também é comumdelírio, dor de cabeça, pele e olhos amarelados ou sangramento

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.