Sem Categoria

Inscrições abertas para corrida de canoa caiçara no Litoral Norte

Tamoios News
Foto: AARCCA

Por Raell Nunes

Uma corrida de canoa caiçara, que será realizada na Praia do Lázaro, em Ubatuba, às 8h, no dia 15 de julho, pretende reunir remadores das quatro cidades do Litoral Norte. As inscrições já estão abertas.

Trata-se, também, de uma das etapas de um circuito que será feito na região em geral, em múltiplas praias. O evento pretende exaltar a cultura caiçara e propagar o esporte.

Nas palavras de Neemias Nobre Borges, professor de canoagem em São Sebastião, Serão utilizadas algumas canoas de pesca que fazem parte do cotidiano dos caiçaras.

“São canoas mais seguras, porém não tão velozes”, diz Borges. Quanto à etapa que será realizada em sua cidade, o canoeiro fala que o evento será realizado nos moldes que já existem no calendário atual.

Manuel Benedito de Carvalho, o famoso “parrudo”, é corredor de canoa. Ela conta que pretende resgatar valores com esse tipo de festividade.

“Estamos resgatando a nossa cultura caiçara. Não podemos deixar a tradição ser esquecida. A cada ano que passa vai demolindo. Precisamos resgatar os jovens caiçaras fazendo vários circuitos de canoa e melhorar os prêmios”, acrescenta.

O evento em Ubatuba conta com a participação da ONG Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba (APPRU) e a Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (AARCCA).

Segundo o presidente da ONG APPRU, Antonio Augusto de Oliveira Neto, a ideia é fazer os remadores das quatro cidades competir entre eles na Praia do Lázaro e, adiante, nas outras localidades.

“Colocar nesse circuito aqui no Lázaro, as quatro cidades para competir entre elas. Depois passamos isso para Caraguatatuba. Depois três meses em São Sebastião e, por fim, mais três meses em Ilhabela”, conclui.

De acordo com a AARCCA, as corridas são seguidas de uma grande festa comunitária com o grupo do Fandango Caiçara de Ubatuba.

Mais de 30 corridas já foram realizadas pela AARCCA, no Estado de São Paulo e Rio de Janeiro, assim como procissões e apresentações que instigam cada vez mais adeptos desta prática.

Inscrições – As inscrições devem ser feitas pelo telefone: (12) 99716-8747

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.