Sem Categoria

Prefeitura estende restrição na travessia até 10 de maio

Tamoios News

A restrição imposta pela prefeitura de Ilhabela na travessia da balsa, desde o dia 20 de março, devido a pandemia de coronavírus, tem evitado a disseminação da doença na Ilha, mas também vem causando problemas para muito moradores.

Nesta quinta-feira (23), por exemplo, a Transportadora Moraes, foi impedida de fazer a travessia pela prefeitura, para fazer a entrega de geladeiras, fogão e outros eletroeletrônicos, adquiridos por moradores através do site da Loja virtual da Magazine Luíza.

Carla Teisen, moradora da Ilha, não consegue autorização para deixar Ilhabela, no dia 27, para consulta médica em Caraguatatuba. “Como fiz a solicitação no mês passado, pelo mesmo motivo, não consigo entrar no sistema da prefeitura, para protocolar o novo pedido”, contou ela, nas redes sociais.

A prefeitura estabeleceu um sistema muito rígido na travessia. Só é permitido o uso da travessia por moradores, mesmo assim, após análise da prefeitura, que só tem liberado em casos essenciais.

Muita gente que tem casa de veraneio na Ilha está recorrendo à justiça para entrar na Ilha, mas a justiça tem barrado a maioria dos pedidos.

Foi o caso da família de José Aloísio Pimenta, de 80 anos, morador da Ilha, que encontrava-se,  em São Paulo, na casa da filha, mas só conseguiu retornar após a família acionar a justiça.

A justiça acatou o pedido, mas a família resolveu recorrer, pois não permitiram que a filha acompanhasse o pai até a Ilha. A filha, Ângela Pimenta, argumentou no recurso, que não poderia deixar o pai ir sozinho e que teria que acompanha-lo.

Prefeitura     

A prefeitura, através da secretária de Desenvolvimento e Turismo, Bianca Colepicolo, informou que a restrição na travessia da balsa foi estendida até o dia 10 de maio, acompanhando o decreto estadual.

Com relação à transportadora barrada na balsa, ele disse que a empresa não informou o horário da travessia e nem apresentou as notas das mercadorias adquiridas pelos moradores.

A transportadora disse que anexou três, das sessenta notas, conforme orientação da própria prefeitura, mas mesmo assim, teve que retornar com as mercadorias. A secretária ficou de rever o caso da transportadora.

Segundo Bianca, os caminhões com material de construção que se destinam à Ilha são obrigados a mostrar as notas fiscais do que transportam e ainda o alvará da obra em execução no arquipélago.

A secretária não soube informar quantos pedidos para entrar na Ilha deram entrada na justiça local. Bianca tem argumentado que a restrição na travessia tem sido fundamental para impedir a disseminação do coronavírus em Ilhabela.

Os casos de coronavírus na Ilha permanecem os mesmos há duas semanas. Ilhabela tem três casos confirmados da doença, nenhuma morte pelo vírus e nenhuma pessoa internada no momento.