Sem Categoria

Ubatuba: A partir do dia 18 prefeitura terá descarte para lixo eletrônico

Tamoios News

Secretaria de Meio Ambiente funcionará como ponto de coleta

Em mais uma medida visando à sustentabilidade ambiental, a partir do dia 18 de fevereiro a secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba passará a receber os seguintes tipos de lixo eletrônico ou e-lixo: monitores de computador, celulares, computadores e notebooks, televisões, rádios, câmeras fotográficas, impressoras, aparelhos de DVDs e CDs, além de baterias, pilhas e lâmpadas LED e fluorescentes que já são coletadas.

O lixo eletrônico possui peças que contêm componentes químicos altamente tóxicos como chumbo, berílio, cádmio, mercúrio, entre outros, que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, trazendo prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana.

Em diversos mutirões de limpeza que a secretaria realizou em alguns rios e praias da cidade, foram encontrados várias televisões e outros equipamentos eletrônicos.

“Esta iniciativa é piloto e busca ampliar a consciência sobre os riscos do descarte inadequado de lixo, além de oferecer uma alternativa de destinação adequada aos diferentes objetos”, explica Wilber Cardozo, secretário de Meio Ambiente de Ubatuba. “Veremos qual é adesão da população à proposta e, ao mesmo tempo, trabalharemos aspectos de educação ambiental como, por exemplo, a reflexão sobre o consumo desenfreado, o reuso e a reciclagem desses materiais”.

Nesta fase inicial, a secretaria não coletará aparelhos como refrigeradores, fogões, ventiladores, micro-ondas e demais eletrodomésticos.

O secretário lembra que a lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê que os fabricantes dos equipamentos têm que dar destinação final para os seus produtos após o uso pelo consumidor, instrumento que é conhecido como logística reversa. “Assim, buscaremos intensificar a fiscalização e cobrar as obrigações dos mesmos”, acrescenta Cardozo.

O endereço da secretaria de Meio Ambiente é rua Dona Maria Alves, 926 – Centro.

Mais informações podem ser obtidas pessoalmente ou pelo email meioambiente@ubatuba.sp.gov.br ou, ainda, pelo telefone: (12) 3833-2439.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.