Semana Santa Ubatuba

Ubatuba: Paixão de Cristo será encenada em frente a Matriz e terá tradução em libras

Tamoios News
JC Curtis/Fundacc

A  encenação da Paixão de Cristo, em Ubatuba, acontece nesta sexta, às 20 horas, na Praça exaltação a Santa Cruz, em frente à igreja matriz. Este ano a novidade será a tradução em libras.

Atualmente a pauta sobre a comunidade surda está em evidência na sociedade, porém ainda há um grande percurso a cumprir quando o assunto é a inclusão e a oferta de oportunidades igualitárias de acesso a eventos sociais, de lazer e cultura para esse grupo de pessoas, que conforme o censo do IBGE de 2010 representam 5,1% da população brasileira.

Visando derrubar essa barreira comunicacional e favorecer o acesso universal à arte, a FundArt irá apresentar a tradicional Encenação da Paixão de Cristo, dia 19 de abril, às 20h, com tradução em libras, que por sua importância e expressividade na sociedade, é considerada, conforme a lei 10.436/02, a segunda língua oficial do Brasil.

A tradução será feita pela pedagoga, professora de educação especial na APAE e intérprete de Libras, Aline Amorim de Oliveira, que diz estar contente com essa iniciativa da Fundação, pois representa um passo a mais rumo à inclusão: “houve muitas mudanças e avanços na sociedade, e hoje, a nossa cidade Ubatuba, com a iniciativa da FundArt, é a prova da Lei Brasileira de Inclusão — LBI sendo cumprida com excelência. Todos estão tendo acesso ao direito de comunicação, como qualquer outro cidadão! ”, declarou Aline.

A inclusão acontece também nos palcos com a participação de atores surdos no elenco, como é o caso da jovem Jéssica Estevão, 18 anos, que participará pela primeira vez da encenação e diz estar muito feliz em contar essa história de fé, história e arte: “Vejo-me como exemplo para os outros surdos da cidade, com coragem e sem deixar a minha deficiência auditiva ser uma barreira, me sinto inclusa. ”

Para reforçar nosso compromisso com a igualdade, além da tradução em Libras para esse grande evento, a FundArt também fechou, recentemente, uma parceria com a Seção de Educação Especial da Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba que irá promover encontros para abordar e capacitar os arte-educadores da Fundação para que saibam trabalhar da melhor forma possível com os alunos portadores de necessidades especiais.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.