Caraguatatuba serviços públicos

Região Norte de Caraguá ganha uma base do SAMU

Tamoios News

Prefeitura de Caraguatatuba inaugura base do SAMU-192 na região Norte nesta quarta (19)

Nesta quarta (19), a Região Norte de Caraguatatuba ganha uma base fixa do SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência) para ampliar as possibilidades de socorro às emergências.

Prefeito Aguilar Jr vistoria unidade do SAMU. Fotos-Cláudio Gomes

A instalação da nova base é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde. A inauguração da obra será às 8h30.

Em 2017, quando ainda não tinha sede própria, a base da região Norte atendeu a 1.990 ocorrências durante todo o ano. Em 2018, de janeiro até a manhã desta segunda(17), registrou 1.381 atendimentos, o que gerou uma média de 190 ocorrências por mês.

Agora, esta base contará com espaço próprio, localizado na Rua Itália Baffi Magni, no bairro Massaguaçu, e servirá de apoio para que todos os atendimentos daquela região sejam feitos de forma mais ágil.

Ao todo, o SAMU Caraguatatuba conta com 53 funcionários, entre médicos socorristas, profissionais da enfermagem (enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem), condutores e agente administrativos. Todos estes são disponibilizados em todas as unidades do SAMU por meio de rodízio.

Estará disponível para a população da região Norte uma Unidade de Suporte Básico (ambulância) para os casos de urgências pré-hospitalares, com motoristas e enfermeiros em sistema de plantão 24 horas.

O veículo possui equipamentos de vias aéreas, oxigênioterapia, imobilização provisória, kit de parto de emergência, DEA (Desfibrilador Elétrico Automático), oxímetro de pulso e rádio comunicação digital direto com a Central de Regulação, por meio de orientação de médico regulador 24 horas.

O local terá dois dormitórios (masculino e feminino), dois banheiros privativos com fluxo de descontaminação, sala de estar, cozinha e área de cobertura para ambulância com saída independente automatizada.

Todas as ocorrências serão atendidas pela equipe da base descentralizada que realiza o diagnóstico do paciente e identifica se há necessidade de remoção para unidade especializada (Casa de Saúde Stella Maris) ou se o caso pode ser estabilizado no próprio Pronto Atendimento do Massaguaçu.

A Secretaria de Saúde informa que o investimento total da obra gira em torno de R$ 220 mil.

Atendimentos SAMU 192 de Caraguatatuba

Em 2018, o SAMU de Caraguatatuba já realizou um total de 9.647 atendimentos até o último domingo (16). Todas as emergências voltadas ao SAMU devem ser direcionadas ao 192, que acionará as equipes conforme cada chamado.

Atualmente, a Região Sul também conta com uma base na Subprefeitura do Porto Novo, que já atendeu 2.433 ocorrências somente em 2018 até às 7h desta segunda-feira (17). No local, o atendimento também é feito por uma Unidade de Suporte Básico.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.