Caraguatatuba TCE

TCE fiscaliza medicamentos na UPA de Caraguatatuba

Foto: PMC

Fiscalização ordenada ocorreu em 298 estabelecimentos localizados em 221 municípios; Agentes de fiscalização verificaram condições dos estoques de medicamentos, controle e distribuição de remédios.

 Em uma ação coordenada, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, hoje (27), fiscalização surpresa para vistoriar o fornecimento, distribuição e controle de medicamentos na rede de saúde em 221 municípios.

No Litoral Norte, a fiscalização foi feita apenas em Caraguatatuba. Os fiscais vistoriam a Unidade de Pronto-atendimento na região central da cidade. às 17 horas, o TCE deverá divulgar o resultado da fiscalização.

A ação, que foi realizada em 298 locais – hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), farmácias e almoxarifados -,contou com a participação, ‘in loco’ de 303 agentes de fiscalização do TCE. Os trabalhos puderam ser acompanhados em tempo real por meio de uma central de monitoramento pelo link http://streaming.tce.sp.gov.br/dashboard.

Durante 6 (seis) horas, começou às 8 horas e terminou às 14h00, foram vistoriados itens como o acondicionamento dos medicamentos; as condições de controle no armazenamento e na distribuição dos remédios – inclusive àqueles que são entregues por meio de processos judiciais.

Os remédios de uso controlado e as medidas de segurança adotadas; dados do estoque mínimo de segurança e a contagem física dos medicamentos; os sistemas de controle de entrada e saída; e a presença de laudo do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária, também fazem parte da vistoria.

“A partir da ação, será possível traçar um mapa da situação dos almoxarifados de saúde no Estado. O objetivo é que os responsáveis tomem conhecimento e possam corrigir falhas e irregularidades”, justificou o Presidente do TCE, Antonio Roque Citadini.