Ilhabela Turismo

Fazzini deixa o Turismo. Substituto deverá ser um dos vereadores da base de Tenório na Câmara

Tamoios News

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, anunciou na noite de ontem, quinta (18), uma nova mudança no primeiro escalão do seu
secretariado. Quem deixa a Administração é o secretário Ricardo Fazzini, que por motivos pessoais não estará mais gerenciando a pasta de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, para se dedicar a projetos em outras esferas. O prefeito anunciará o novo secretário no início da próxima semana.

Nos meios políticos a informação que se tem é que a situação de Fazzini estava insustentável a partir da abertura do processo de cassação de Tenório pela Câmara motivada pelo evento Paço do Samba, uma série de shows programados, mais não realizados na ilha, apesar da prefeitura ter antecipado o dinheiro aos organizadores. O evento foi promovido por Fazzini.

Fazzini era considerado um dos homens fortes da atual administração. Foi o responsável por vários eventos promovidos na ilha, mas sua principal atuação foi na retomada dos navios de cruzeiros ao arquipélago. Na última temporada de cruzeiros, Ilhabela recebeu 64 navios e os “cruzeiristas” geraram uma arrecadação de cerca de R$ 70 milhões no comércio local.

Segundo informações extra-oficiais, os vereadores que dão sustentação política à Tenório na Câmara solicitaram, recentemente, ao prefeito a saída de Fazzini. A informação é que um dos vereadores da base de Tenório irá ocupar a vaga do ex-secretário.

Outra versão, garante que os vereadores da base de Tenório queriam a saída de Fazzini por questões políticas. O ex-secretário agia com muitos poderes e, politicamente, estaria se destacando mais que o prefeito. Uma coisa é certa, Fazzini caiu por motivos políticos, pois o próprio prefeito reconheceu a sua importante atuação à frente da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo.

Não conseguimos contatos com o prefeito e nem com Fazzini nesta sexta para que ambos comentassem o assunto. Segundo informações, Tenório deverá anunciar o novo secretário de Desenvolvimento e Turismo logo após o feriado prolongado.

Fazzini 

O prefeito agradeceu e elogiou a atuação de Fazzini. “Agradeço todo o empenho e dedicação do Ricardo, um amigo e parceiro que contribuiu muito para os avanços econômicos em nosso município”, enfatizou Tenório.

O prefeito também destacou que hoje Ilhabela é referência para o Turismo. “Ao longo de sua gestão, Fazzini focou as ações da Secretaria em um longo planejamento participativo, com base no plano de governo e no Plano Gestor de Turismo, promovendo Ilhabela como destino turístico no Brasil e no mundo”, concluiu o prefeito.

Em pouco mais de dois anos e três meses à frente da secretaria, Fazzini desenvolveu uma série de ações que culminaram no crescimento econômico e turístico do município, proporcionando, ainda, melhores condições de vida aos moradores.

Entre os avanços conquistados nesse período está a retomada dos Cruzeiros Marítimos, com aumento significativo no número de escalas, elevando de 37 para 65, passando de 122.781 para 268.811 passageiros.

Com Fazzini à frente da pasta foram ofertados à cidade um planejamento conciso e eficiente com soluções na mobilidade, sustentabilidade e economicidade; trabalhado um calendário integrado com as secretarias de Turismo, Cultura e Esportes com o intuito de combater a sazonalidade; além do resgate de eventos importantes, como o Race Village e a valorização do Carnaval e suas entidades carnavalescas.

Dentre outros pontos positivos, Ricardo teve papel fundamental para a formalização do Consórcio Turístico do Litoral Norte de São Paulo e a elevação de Ilhabela para a categoria A na classificação no mapa dos destinos do Ministério do Turismo (Mtur). Com isso, Ilhabela chegou ao topo do ranking do turismo nacional, segundo medição do Mtur realizada e válida para o período entre 2017-2019.

Ainda entre os eventos realizados na cidade, vale ressaltar a conquista do Fórum Braztoa, que aconteceu em 2018, reunindo grandes nomes do turismo brasileiro e internacional. Já este ano, Ilhabela sediará a 16ª edição do Abeta Summit – Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que espera aproximadamente 400 participantes do segmento de
diversas partes do país e do exterior.

À frente da pasta, Ricardo também trabalhou na ampliação da oferta de cursos de capacitação profissional, triplicando o número de vagas; resgatou o posicionamento do “Sebrae Aqui”, colocando o posto de atendimento como líder do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira e aumentou a exposição do município, participando de feiras e eventos nacionais e internacionais.

1 Comentário

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.