Carnaval 2019 São Sebastião

Carnamar: O grande diferencial do carnaval no Litoral Norte

Tamoios News

O Carnamar é a grande diferencial do carnaval do Litoral Norte. O desfile de embarcações decoradas, com a galera animada em cima,  sem dúvida é o grande destaque do carnaval de São Sebastião.

O desfile náutico é único que acontece no Litoral Paulista e faz muito sucesso na região. Tem coisa similar em Angra dos Reis. O Carnamar surgiu justamente em função do desfile de embarcações que fazia muito sucesso na cidade sul-fluminense.

O Carnamar surgiu em 1990 por uma iniciativa da Associação Comercial sebastianense e o apoio do então prefeito Paulo Julião.

É um carnaval democrático, todos podem participar: das grandes embarcações as mais simples canoas ou botes. O importante é decorar a embarcação e ser animado.

O evento foi crescendo aos poucos. Passou períodos difíceis, como nos anos de 1999, quando apenas 27 embarcações foram inscritas e 2000, com apenas 19 embarcações.

Em 1998, 84 embarcações haviam participado da festa. Naquele ano de 2000, apesar dos prêmios, duas passagens para Miami, o número de participantes teria sido menor porque o carnaval teria caído na primeira semana de março.

Foi a justificativa dada na época pelos organizadores. O fato é que o Carnamar sempre foi uma atração especial do Litoral Norte e todos os prefeitos sebastianenses sempre deram total apoio ao evento.

No ano passado, O Carnamar teve a participação de 70 embarcações e 25 jet skis participaram do evento.

Ao término do passeio, de cerca de 16 quilômetros, entre o Arras´~ao e praias centrais de Ilhabela e o retorno ao ponto de partida, um júri premiou as embarcações mais decoradas e mais animadas.

O júri era formado pelos representantes da Imprensa: Abel Freitas, apresentador da Band Vale, Luana Camargo jornalista e apresentadora do jornal da Morada e a empresária proprietária do Portal Tamoios News, Traud Rennert. Cada embarcação recebeu o prêmio de R$ 3 mil. .

No quesito originalidade o prêmio foi dado aos representantes do barco Capitão Ximango; a mais animada ficou para a turma do barco Ichiban I e, por fim, foi a vez da turma do barco Gommoni ficar com o prêmio de melhor decorada.

2019

A 29ª edição do Carnamar, acontece neste domingo(3) a partir das 9h30, no Pier da Figueira, mais uma vez, organizado pela  Prefeitura, através da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’ana” (Fundass).

O embarque dos participantes será a partir das 9h30, no Píer da Figueira (Gringo). A concentração será na Praia de São Francisco. As embarcações seguem e realizam o contorno no meio do Canal de São Sebastião, em direção à Praia do Arrastão, onde será realizada a premiação das embarcações no palco montado em terra.

Premiação – Serão premiadas três embarcações, avaliadas pelos seguintes critérios: a que tiver a melhor decoração, a mais animada, e a mais original. Cada uma das embarcações premiadas levará o prêmio de R$ 3 mil.

Segurança  Para garantir a segurança do evento, uma operação conjunta vai mobilizar a Defesa Civil, Polícia Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros/Salvamar, Guarda Civil Municipal e Departamento de Tráfego (Detraf).

Um plano de salvamento e evacuação médica de acidentados foi elaborado, onde o Corpo de Bombeiros/Salvamar e um bote da Defesa Civil estarão fazendo a salvaguarda dos participantes no mar. Uma ambulância com a equipe do SAMU estará de prontidão na praia.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.