Esportes

Circuito Medina ASM: segunda etapa tem ondas grandes e show de manobras dos jovens surfistas

Tamoios News
Rafael César

Rafael César

Gabriel Medina não pode comparecer nesta etapa do campeonato, devido a compromissos no Rio de Janeiro

Por Rafael César, de São Sebastião

 

A segunda etapa do Circuito Medina ASM, que foi encerrada no domingo (31) em Maresias, na Costa Sul de São Sebastião foi marcada por muitas ondas grandes e um show de manobras pela nova geração do surfe brasileiro. Os atletas tiveram que se superar para encarar as ondas de dois metros do primeiro dia de competição. Por motivo de segurança, só as baterias das categorias sub-14 e sub-16 masculinas foram realizadas. 

No segundo dia de disputas, as condições do mar estavam melhores para as atuações dos atletas que não deixaram de mostrar várias manobras radicais para cerca de 300 pessoas que acompanhavam da areia. Houve o risco da etapa ser transferida para outra praia da Costa Sul de São Sebastião, entretanto no final não foi necessária a mudança.

Das seis categorias disputadas, duas foram vencidas por representantes de Maresias, sendo Heitor Duarte na sub-16, e Caio Costa na sub-12. Na sub-14, Kauê Germano, morador de Juquehy, levou a taça de primeiro colocado. Entre os mais jovens, o campeão da categoria sub-10 foi novamente Ryan Kainalo, de São Paulo.

O surfista local Heitor Duarte teve uma vantagem por ser familiarizado com as ondas e também pela vontade de conquistar o bicampeonato na última etapa em novembro. “Estou muito focado e quero muito ser bicampeão desse circuito. O mar estava grande no sábado, mas vinha treinando nas mesmas condições há alguns dias. Agradeço a Deus e a todos que me apóiam e irei conquistar essa vaga para o instituto Medina, além da passagem para a Califórnia”, concluiu.

O outro jovem atleta do bairro, Caio Costa, o Caveirinha, vem se destacando a cada torneio disputado e ganhou novamente. Alguns amigos do jovem brincaram dizendo que virou rotina vê-lo conquistando vitórias, porém, ele falou que sempre tem obstáculos para serem superados. 

“Meu pai vem me preparando muito bem para as competições e estou colhendo bons resultados. O mar estava bom, muitas esquerdas formando. Com certeza as ondas desta etapa foram melhores do que a da primeira. Já me vejo em Trestles (nome dado a uma área para a prática do surfe na Praia Estadual San Onofre, no Condado de San Diego, Califórnia, Estados Unidos, e uma das etapas do ASP World Tour)”, disse caveirinha sorrindo.

No feminino, a promessa catarinense da categoria sub-16, Tainá Hinckel, firmou seu favoritismo com uma performance que lhe rendeu a melhor nota da competição, um 9,5 e também a maior somatória com 16,17 pontos, de 20 possíveis. A primeira vitória de um atleta estrangeiro no torneio veio através da peruana Arena Rodriguez, campeã na sub-12.

“Competir com a Pamella Mel e com a Sophia Medina foi algo muito legal. Acho elas ótimas surfistas e conseguir uma vitória competindo contra atletas incríveis foi demais. As ondas de Maresias são difíceis, a corrente nos puxa muito, achei o mar diferente comparado com o do meu país”, ressaltou a peruana.

Espectadores

Muitos parentes da garotada acompanhavam ansiosos os desempenhos de cada um dos competidores, dando muito incentivo e dicas as crianças e adolescentes que estavam na disputa. Uma delas era a avó de Kauê Germano, Doraci Carolina de Jesus, 74, que se emocionou ao ver seu neto ganhando à sub-14.

“Meu neto sempre fala que quando venho dou sorte para ele, mas evito vir porque é muita emoção para uma senhora como eu. No entanto, sou fã de carteirinha dele e o surfe faz o meu neto ser melhor como pessoa, amo o surfe e o que ele nos proporciona”, complementou.

A família Medina estava presente e vibrou com a segunda colocação de Sophia nesta segunda etapa. Para Charles Medina, a filha está querendo ser uma verdadeira surfista.  “Temos sempre que estar alertando, mas ela está seguindo aquilo que ela quer. Eu não gosto de fazer pressão, a vontade tem que partir dela. O treinamento com uma menina é diferente de um treinamento com um menino, acho os meninos mais disciplinados nesse conceito”, explicou. 

A premiação não pode contar com a participação de Gabriel Medina, que segundo Charles, tinha compromissos no Rio de Janeiro. O primeiro brasileiro campeão mundial de surfe tinha um programa de televisão para participar, onde iria divulgar seu Instituto.

Já a mãe de Gabriel, Simone Medina, fez um discurso no final das premiações dos atletas exaltando e explicando o objetivo do Instituto. “Queremos proporcionar algo bom nas vidas de todos os jovens que passam tanto pelo Circuito e também para aqueles que farão parte do instituto. Esperamos devolver o que nós recebemos, esse carinho é fruto daquilo que um dia foi e ainda é muito útil para nossa família. Iremos cuidar muito bem de todos os que farão parte deste projeto, eu garanto”, complementou.

O Circuito

O Circuito Medina ASM terá a terceira e última etapa nos dias 19 e 20 de novembro, desta vez em frente à sede Instituto Gabriel Medina. Os campeões gerais da sub16 (masculina e feminina), sub14 e sub12 (ambas na masculina) ganharão passagens aéreas para a Califórnia. 

Além disso, os quatro primeiros colocados de cada categoria, que sejam de Maresias, serão convidados a integrar a equipe do Instituto Gabriel Medina, além de ganharem pranchas. Nas etapas, são distribuídos troféus e kits. Desta vez, com a presença de Gabriel Medina.

Para conferir a classificação completa da segunda etapa, da primeira e também geral acesse o site da Federação Paulista de Surf (FPS). Basta clicar no link, http://www.fpsurf.com.br/index-pt.html.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.