Esportes

Obras do Instituto Medida são retomadas e atividades devem começar em 2017

Tamoios News

A construção havia sido embargada, mas após recurso dos advogados da família Medina, Secretaria do Meio Ambiente do Estado anulou o embargo

Por Ricardo Hiar, de São Sebastião

Depois de um embate na justiça, as obras do Instituto Medina, em execução no bairro de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, serão retomadas. A obra foi embargada depois de uma ação da Polícia Ambiental na região. O embargo foi anulado na última quinta-feira (22), pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que aceitou o recurso apresentado pelos advogados da família Medina, responsáveis pelo empreendimento.

Os advogados contestaram o motivo do embargo, ao apresentar comprovação de que no local onde será instalada a entidade não há vegetação de restinga desde a década de 60. Eles também apontaram que não existe qualquer impedimento à regeneração natural de vegetação, outro ítem alegado pela fiscalização para impedir a continuidade das obras.

Com a retomada dos trabalhos, a obra que abrigará a sede do instituto idealizado por Gabriel Medina, primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, seguirão o cronograma em ritmo normal. A previsão é que o espaço esteja pronto já em 2017 e que a partir de janeiro sejam iniciadas as atividades.

“Tinha certeza de que as autoridades fariam o certo. Foi um equívoco e tudo já se resolveu. Agora, vamos recomeçar e manter o nosso sonho”, afirmou Gabriel Medina. O surfista ainda agradeceu o empenho da equipe e dos advogados Luís Gustavo Fratti e Flávio Adauto Ulian, que conseguiram reverter a decisão, assim como André Motta, técnico ambiental responsável pelo laudo apresentado.

O termo de anulação do embargo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente reconhece que os argumentos apresentados pela família Medina foram comprovados no ato do atendimento ambiental. Nesse caso, foi confirmada a inexistência de vegetação desde a década de 60, assim como não há impedimento da regeneração natural da vegetação.

O Instituto Gabriel Medina está sendo erguido na mesma praia onde o campeão do mundo que dá nome ao espaço iniciou sua jornada no esporte. A proposta surgiu do próprio Medina, com o apoio do pai e técnico, Charles Saldanha, e a mãe, Simone. O objetivo é retribuir de alguma forma para a comunidade, o sucesso alcançado.

No novo espaço, os jovens atendidos receberão treinamento com a mesma metodologia empregada ao ídolo esportivo. Nesse contexto, os novos talentos receberão o treinamento semelhante aos que levaram Medina a alcançar o posto de número 1 do mundo.

Com a abertura do Instituto Medina, serão beneficiados 60 crianças e adolescentes, tanto no masculino quanto no feminino. O espaço, localizado frente ao mar, oferecerá 336 metros quadrados para múltiplas atividades. Haveerá academia para exercícios físicos, auditório, salas de aula para o ensino de inglês, piscina e refeitório. As atividades ocorrerão no contraturno das aulas dos futuros nomes do surfe. Alguns dos jovens que serão atendidos pelo projeto, conquistarão a vaga a partir das disputas de alguns campeonatos, realizados ao longo de 2016 em Maresias.

captura-de-tela-2016-09-23-as-17-53-38

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.