Caraguatatuba Política

Mais de mil pessoas acompanham posse de Aguilar, Campos Júnior e vereadores de Caraguatatuba

Tamoios News

Cerimônia de posse ocorreu no Teatro Mário Covas, com cerca de uma hora de atraso; eleitos participaram antes de uma missa na Catedral do Indaiá

Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba

Em cerimônia realizada no Teatro Mário Covas, o prefeito eleito José Pereira de Aguilar Júnior, seu vice Eugênio de Campos Júnior e 15 vereadores tomaram posse dos respectivos cargos neste domingo (1), em Caraguatatuba. Mesmo com uma hora de atraso e com temperaturas elevadas, já que o ar do teatro não estava funcionando, mais de mil
pessoas acompanharam a cerimônia.

O encontro foi presidido pelo vereador reeleito Aurimar Mansano, que obteve o maior número de votos no pleito de outubro de 2016. Outros membros da família Aguilar também participaram ativamente da cerimônia, como o ex-chefe do Executivo caraguatatubense, José Pereira de Aguilar, pai do novo prefeito, e convidado a compor a mesa, além do vereador Renato Leite Carrijo de Aguilar, que secretariou os trabalhos e é irmão de Júnior.

Além de Mansano e Tato, também tomaram posse no Legislativo Salete Maria de Souza Paz, Vilma Teixeira de Oliveira Santos, Agnaldo Pereira da Silva Santos, João da Silva de Paula Ferreira, Denis da Silva Guerra, Evandro do
Nascimento, José Eduardo da Silva, Flávio Rodrigues Nishyiama Filho, Fernando Augusto da Silva Ferreira, Francisco Carlos Marcelino, Eliseu Onofre da Silva, Celso Pereira e Osvaldo Pimenta de Melo Neto.

Tato Aguilar fez a conferência de todos os documentos de cada candidato, que precisaram apresentar diploma da justiça eleitoral, declaração de descompatibilidade, exame toxicológico e declaração de bens. Todos tiveram que fazer um juramento, que incluiu o respeito às constituições  federal e estadual, além da lei orgânica do município.
O grupo eleito também precisou afirma que promover o bem geral da cidade, além de respeitar a união, integridade e independência de poderes.

“Iniciado hoje, esse mandato segue até o dia 31 de dezembro de 2020 e só tenho a desejar muita sorte a todos os eleitos”, comentou Aurimar Mansano. No início dos trabalhos, porém, ele falou ao novo prefeito que uma reivindicação urgente da população é que ele melhore as condições do ar condicionado do teatro, fazendo alusão ao calor excessivo enfrentado pelos presentes.

Composto por familiares, amigos e correligionários, o público ovacionou os presentes. No entanto, a reação não foi positiva quando foi divulgado que cada candidato eleito teria direito a fazer um pronunciamento durante o tempo de três minutos. Nos discursos, muitos agradecimentos e pedido de paciência em relação aos trabalhos que
serão realizados. O vereador De Paula, policial militar, foi mais enfático e acabou aplaudido pelos presentes ao prestar continência.

“Na polícia, a continência é que mostra esse respeito. Presto minha continência a vocês e essa é minha forma de agradecer hoje pela confiança depositada em mim para essa trabalho”, disse. Já o vereador Ceará da Adega disse que não fará comparativos em relação a gestão que terminou em 31 de dezembro e a que se inicia neste domingo. “Não farei comparativos, vamos acompanhar seus trabalhos. Cada um tempo seu tempo para administrar e terá suas particularidades no trabalho, que precisamos respeitar”, explicou, o parlamentar que também desejou sucesso ao grupo eleito.

Momento inusitado

Durante seu discurso, a vereadora Vilma Teixeira entoou a música de São Francisco, e um coro a acompanhou. O sinal sonoro para apontar o tempo tocou quando ela estava encerrando a canção, fazendo com que Vilma fosse bem aplaudida pelo público. O vereador Aurimar brincou diante da situação. “Com essa voz, logo a vereadora Vilma estará gravando um CD”.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.