Cidades Geral

Usina Hidrelétrica de Paraibuna opera com 92% de capacidade e prefeitura faz primeiro simulado de emergência

Tamoios News
Foto da Auren - CESP

A Usina Hidrelétrica de Paraibuna – UHE, localizada no vale do Paraíba no estado de São Paulo, está operando com 92% de capacidade de armazenamento no reservatório, segundo a Companhia Energética de São Paulo (CESP).

Tendo uma das barragens mais altas do Brasil, com 104 metros de altura, a UHE de Paraibuna está atualmente dentro dos limites normais de operação de acordo com nota divulgada pela CESP. Todavia, a prefeitura municipal de Paraibuna realizou o primeiro Exercício Prático de Simulado de Emergência, direcionado à comunidade que integra a Zona de Autossalvamento (ZAS), para orientar, treinar e capacitar a população a agir em uma eventual situação de emergência como a evacuação.

A atividade, que integra o Plano de Ação de Emergência (PAE), previsto na Política Nacional de Segurança de Barragens, teve o apoio e participação das Defesas Civis Municipal de Paraibuna e Estadual de São Paulo, Prefeitura de Paraibuna e órgãos públicos. Ao todo, foi registrado a participação de 31% da população esperada da ZAS e, a atuação direta de mais de 150 profissionais.

Assim como realça a prefeitura de Paraibuna, que afirma fazer o acompanhamento e monitoramento constante do nível e da estrutura da represa, a CESP diz que o controle da usina, incluindo o nível do reservatório e da vazão defluente, segue a programação de despacho determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por coordenar as hidrelétricas em todo o país. Por fim, o órgão salienta que a barragem está segura e que “mantém frequente rotina de inspeção, monitoramento e acompanhamento das estruturas com apoio de cerca de 300 instrumentos”.

Usina Hidrelétrica de Paraibuna

A usina tem potência total instalada de 87,02 MW e duas unidades geradoras com turbinas tipo Francis. A área total do seu reservatório é de 224 km2, composta pelo reservatório de Paraibuna que tem 177 km2, o qual é interligado ao reservatório de Paraitinga, com 47 km2.

As barragens de Paraibuna e Paraitinga, concluídas em 1977, estão entre as mais altas do Brasil, com 104 m de altura. O vertedouro tulipa está localizado na barragem de Paraitinga.

A principal finalidade do reservatório da UHE Paraibuna é regular a vazão do Rio Paraíba do Sul, responsável pelo fornecimento de água para várias cidades do Vale do Paraíba e do Estado do Rio de Janeiro.

Os reservatórios da Usina Hidrelétrica Paraibuna e da Usina Hidrelétrica Jaguari são os principais reguladores das vazões do Rio Paraíba do Sul.

O reservatório de Paraibuna tem capacidade para armazenar 2.636 milhões de metros cúbicos de água.

Redação/Tamoios News