Litoral Norte Meio Ambiente

“Bolinhas de Natal” continuam aparecendo nas praias da região

Tamoios News

O Natal ainda não chegou, mas as bolinhas utilizadas no enfeite das árvores natalinas continuam aparecendo aos montes nas praias do Litoral Norte.

Na manhã desta terça (18), essas bolinhas foram encontradas na praia do Capricórnio, em Caraguá. No sábado, também foi encontrada em uma costeira da praia do Curral, no sul da Ilha.

As bolinhas de natal vem aparecendo em grande quantidade nas praias da região, desde o ano passado, quando o navio Log In Pantanal derrubou mais de 40 contêineres no mar, em Santos.

Enfeite de natal encontrado em costeira da praia do Curral, no sábado(15)

Os ambientalistas do projeto Baleia à Vista e do Instituto Argonauta vem registando e contabilizando o aparecimento desses enfeites nas praias de São Sebastião, Ilhabela, Caraguá e Ubatuba., com muita apreensão. Esses enfeites de natal foram encontrados até mesmo nas praias do Rio Grande do Sul.

Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo, do Instituto Argonauta, desde o incidente até agora já foram recolhidas mais de três mil bolinhas de Natal.

“Depois de um ano, seguimos recolhendo, mas em quantidade menor, cerca de três a cinco por dia em toda a região. No começo, eram cerca de 20 a 30 por dia”, contou.

Gallo acredita que os contêiners ao caírem no mar e alojados em seu fundo, sofreram algum tipo de fissura,  por onde os enfeites passam.

“Recebemos umas muito degradadas, com algas, e outras intactas. Minha teoria é que tenha uma abertura que vai soltando as bolinhas aos poucos”, comentou.

O ambientalista Júlio Cardoso, do projeto Baleia à Vista, de Ilhabela, disse que o acidente como navio ocorreu no dia 11 de agosto do ano passado, ou seja, há mais de um ano esses enfeites de natal, de procedência chinesa, continuam aparecendo nas praias da região.

Durante o Dia Mundial de Limpeza das Praias, sábado(15), em Ilhabela, um dos voluntários, Ricardo Benedito, recolheu uma bolinha de natal que estava em uma costeira da praia do Curral,  no sul da Ilha.

Praias

Cerca de 1.200kg de lixo foram recolhidos na ação para o Dia Mundial da Limpeza de Praia, realizada no último sábado (15), pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP).

No total, foram 11 pontos de limpeza entre as praias do Porto Novo e Mococa, que reuniram 320 participantes, entre instituições, empresas e moradores voluntários.

Como um dos objetivos era o trabalho em rede, os grupos foram divididos e coordenados pelas equipes da SOS Praia da Mococa, Rotary Clube Caraguatatuba Poiares, EDP Bandeirante Energia, ONG Maranata, ONG Acaju, Instituto Supereco, ACVL – Associação Caraguatatuba de Voo Livre, Igreja Matriz Santo Antônio, Grupo de Escoteiros Caraguatá 85, Patrulheiros do Rei, Rotaract Caraguatatuba, Aprever – Associação dos Proprietários do Recanto Verde Mar, Nadando pelo Planeta, Associação Delfim Verde, Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental. A SMAAP coordenou as atividades no Camaroeiro e Martim de Sá.

Entre os itens mais encontrados, estavam as pontas de cigarro, palito de churrasco e plásticos em geral como garrafas pet, tampinhas, lacres e sacolas.

No domingo (16), em parceria com os voluntários da “Nadando pelo Planeta”, também foi realizada uma ação de limpeza durante o evento “Travessias e Desafios Aquaman”, que aconteceu na praia da Cocanha.

De acordo com o secretário da SMAAP, Marcel Giorgeti, muito mais do que uma ação de limpeza, a atividade visa trabalhar a consciência e educação ambiental.

“É claro que há um grande ganho ambiental nessas ações, mas com certeza o mais importante é que quando estamos lá fazendo a coleta, em contato com a natureza, percebemos o impacto que pequenas coisas causam e pensamos sobre isso. Nós precisamos que as pessoas tenham uma mudança de atitude urgente”, destacou.

Outro diferencial da atividade deste ano foi o trabalho integrado. “Reunimos instituições, empresas, moradores voluntários e pudemos realizar uma ação muito maior. Agradecemos a todos os que estiveram conosco, os parceiros, patrocinadores. Essa união e o trabalho em conjunto fez toda diferença” finalizou o secretário.

O Dia Mundial da Limpeza de Praia em Caraguatatuba contou com a parceria da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, que doou frutas e água; da empresa Electra que fez a doação de sacos de lixo, luvas e água; do Supermercado Silva Indaiá que contribuiu com frutas e do Colégio Adventista, que colaborou com a doação de água.

 

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.