Caraguatatuba Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente em Caraguá tem início com limpeza de praia

Tamoios News
Foto: Adriana Coutinho

A abertura ocorreu no mirante do Camaroeiro

Por Adriana Coutinho

Foi oficialmente aberta em Caraguá nesta segunda(4) a Semana de Meio Ambiente, que segue até sexta-feira (8) e oferece plantios, palestras e cursos abertos ao público.

O prefeito Aguilar Junior e o vice-prefeito e secretário de Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Junior, o presidente da Câmara Municipal, Tato Aguilar, acompanhados dos vereadores De Paula e Dennis Guerra e dos secretários municipais, participaram da cerimônia que ocorreu no mirante do Camaroeiro às 9h.

Estiveram presentes também, o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Sávio Santos, a representante do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), Camila Santos, alunos da Centro Educacional AMA e técnicos da Escola Adventista.

“Nunca, nos tempos modernos, um prefeito pensou tanto em dar estrutura ambiental. Nos dá liberdade de elaborar de projetos como a coleta seletiva, gerenciamento resíduos sólidos e arborização urbana, mudando a qualidade do município. Estamos realizando até o fim do mês, várias atividades voltadas para educação ambiental. A qualidade das praias está caindo muito, há muita falta de atitude, então é uma semana voltada para conscientização da população”, enfatizou, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti.

Foto: Adriana Coutinho/TN

“Falo com muita tranquilidade dos projetos realizados, nunca vistos até então, como a coleta seletiva crescendo a cada dia, a recolha do resíduo da construção civil, um questionamento da população e que estará funcionando no próximo mês. Acredito muito nessa equipe e tenho orgulho do trabalho. Que seja uma semana de reflexão, que a gente possa se doar um pouco mais para o nosso Meio Ambiente”, enfatizou o prefeito Aguilar.

O secretário Campos Junior chamou a atenção de como avaliar um governo. “Observar como estão os mais desprotegidos, que são as crianças, os idosos e o meio ambiente, três pontos de fragilidade da natureza e apontou a qualidade com que a administração vem cuidando das pessoas e da preservação da natureza”, lembrou.

Após a cerimônia, houve limpeza da praia próximo ao Entreposto de Pesca do Camaroeiro com a presença dos estudantes do Centro Educacional AMA e equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente. Segundo a organização cerca de 100 quilos de lixo foi recolhido no local.

Programação – A programação segue até sexta-feira (8) com diversas ações, atividades e palestras em vários locais da cidade em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente, instituída em todo o país, por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho em todo o mundo. A Semana do Meio Ambiente tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país e do planeta.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.