Caraguatatuba Cidades

Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Tamoios News

A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h. O evento é livre para todos os públicos e a entrada é gratuita. Participam do evento, o grupo Fandango do Cantagalo e o Boi e Vaca fandangueiros.

O grupo, sob a coordenação de mestre Ostinho, realizará oficinas de dança e música, ensinando a tocar os cinco instrumentos do fandango e ao final o encontro termina em um grande baile para o público.

Segundo o mestre, o fandango caiçara é o maior bem ancestral e patrimonial, a cultura genuína caiçara. São músicas e danças que representam o povo da região, do litoral norte do Paraná até o litoral sul do Rio de Janeiro, abrangendo assim toda extensão do litoral paulista.

Em 2012 o IPHAN reconheceu o Fandango Caiçara como um patrimônio cultural imaterial. Os instrumentos característicos são na maioria utilizados nas folias do Divino e dos Reis, como a rabeca, macheto, viola, pandeiro e caixa e a ciranda caiçara é uma dança inserida no Fandango.

 “Os caiçaras se divertiam com os instrumentos que ele mesmo faziam, instrumentos que acompanhavam as Folias de Reis e do Divino. Antigamente em épocas de folias de visitação, guardava-se os Santos e as bandeiras e caiam nas danças até o raiar do dia! É muito comum os bailes amanhecerem. As músicas – se fala também “moda” – de fandango são todas dançantes, tanto como pares em bailados como também em coreografias”, conta o mestre.

 “Sem luz elétrica e sem meio de comunicação, os caiçaras construíam seus instrumentos para as folias e para se divertirem. Essas “modas” de fandango contém refrões e versos de domínio público e são recheadas de romantismo, o cotidiano do povo, além de frisar as espécies marinhas, plantas, aves, a morena, o pescador e as sereias. Um linguajar que não é mais comum nos dias de hoje”, relembra Ostinho.

Em 2025, Mestre Ostinho comemora 20 anos de resgate e manutenção do Fandango Caiçara no Litoral Norte Paulista.

A Praça do Caiçara está localizada atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na rua Dr. Paul Harris, 1.107 – Centro.