Cidades Meio Ambiente

Objetos de contêineres chegam a região e preocupam prefeitos e ambientalistas

Tamoios News
Julio Cardoso/Divulgação

Mais de 40 contêineres caíram no mar, na semana passada no Porto de Santos

 

Por Juliane Zapparoli

O acidente que aconteceu no Porto de Santos com o navio na madrugada do dia 11, onde ao menos 40 containers caíram no mar, derrubando vários objetos em alto mar. Por meio da correnteza marítima, os objetos estão sendo encontrados em praias do Litoral Norte. Há relatos de que os objetos estão chegando em praias de Ubatuba.  Muitos questionam o impacto ambiental que esse incidente pode causar, pois a quantidade de lixo que está no mar é grande.

Segundo Júlio Cardoso do Projeto Baleia a Vista, o acidente com os contêineres que caíram no mar pode acarretar em colisão com barco pequeno ou mesmo navio. Ele considera ainda que o impacto ambiental pode ter dimensões catastróficas.

“Pelo que já se viu temos: equipamento hospitalar, pneus e bicicletas, tapetes, malas e mochilas, utensílios plásticos, eletrônicos e eletrodomésticos, enfeites de natal e bugigangas de plástico, mas não sabemos a história completa. O acidente foi em mar aberto fora do porto e o lixo está espalhado. Sem dúvida vai seguir subindo! Deve ter afetado ou vai afetar o Refúgio de Alcatrazes”, teme Cardoso.

O plano de contingência para reparar os danos do incidente, Cardoso avalia ainda ser uma incógnita. “Não está sendo cuidado da forma como deveria! Está tudo muito confuso, mas nós poderemos ter muitas surpresas ruins”.

O presidente do Instituto Argonauta Hugo Gallo atenta que nesse incidente, há uma empresa que é responsável. “Acho que teriam que acionar a empresa, em termos de multa. Chama atenção o volume de objetos que caiu no mar, de uma única empresa. Sabemos que não foi intencional, pois a intenção dessa empresa era vender os objetos, mas aconteceu o acidente e os objetos estão no mar”.

Gallo relata que os objetos já chegaram em Caraguá e se aproximam de Ubatuba.  “Grande parte dos objetos a própria população está recolhendo, por se tratar de objetos de valor, como enfeites de natal e mochilas, mas também está ficando muita coisa na beira da praia”.

Prefeitos – O Portal Tamoios News, entrou em contato com os prefeitos do Litoral Norte, para saber a opinião e sobre o fato de terem achado objetos nas praias e o que as prefeituras pretendem fazer.

Délcio Sato (PSD), chefe do Poder Executivo de Ubatuba avalia que o lixo que se aproxima de seu município é resultado da falta de conscientização. “Esses danos causados ao meio ambiente são reflexo da falta de conscientização. Precisamos investir em educação ambiental. Temos que interagir com o meio ambiente e não o destruir. Até quando ficaremos sujeitos a esses danos?

Márcio Tenório (PMDB), prefeito de Ilhabela, considera o incidente como “gravíssimo” e entende que a punição ao responsável “precisa ser forte”.  “As cidades envolvidas precisam se unir para tratar a questão como um todo. Não podemos ter nossa fauna marinha prejudicada por mais este agravo ambiental”.

Tenório ressalta que esta época do ano, é comum a região servir de passagem para diversos animais marinhos. “Estamos num período em que ocorre a entrada de baleias e outras espécies em nossa região. Entre os produtos encontrados  existem itens que estes animais marinhos ingerem por confundirem com alimentos. Hoje, há um índice elevado de mortes destas espécies por asfixia ou ingestão de dejetos encontrados no mar”, observa.

Márcio Tenório pretende acompanhar a fim de averiguar a “proporção” do ocorrido, e promete entrar em contato com as prefeituras dos litorais norte e sul. “A ideia é propor, talvez para a segunda semana de setembro, período quando são realizadas ações em comemoração ao dia mundial de limpeza de rios e praias, uma ação conjunta de limpeza numa parceria que também pode envolver a marinha, mergulhadores profissionais, pescadores e comunidades que acabam sendo atingidas. Vamos trabalhar neste propósito”, afirma.

O prefeito de Caraguá, Aguilar Júnior (PMDB) se manifestou por meio de sua Assessoria de Comunicação, que informa desconhecer a informação, e que em contato com a Marinha foi informado que não tem notificação sobre o caso. Assim, acha prematuro dar qualquer opinião a respeito.

O secretário de Obras, e Meio Ambiente, de São Sebastião, Luiz Eduardo disse que entrou em contato com a empresa Pro Inide responsável pela limpeza das praias que está atendendo o litoral sul. Segundo ele, foi contratada a empresa Oceanave para monitorar o material e também contataram a associação dos pescadores e as sociedades amigos de Bairros para ajudarem na limpeza!

Apenas o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB) não deu opinião por estar fora da cidade hoje.

Empresa- O Portal Tamoios News teve acesso ao comunicado que a empresa Log-In – Logística Intermodal S/A, que mandou para os seus acionistas no dia do acidente. O comunicado diz que a empresa Log-In deu atendimento imediato, com a comunicação aos órgãos competentes e vem, desde então, executando todas as ações necessárias para resguardar e minimizar danos. A Companhia está trabalhando, em conjunto com assessoria especializada, na localização e remoção das unidades de carga que foram ao mar. Os clientes também foram comunicados e são mantidos informados com o avançar das ações em curso.

Segundo o plano de carga da embarcação, os contêineres desprendidos não continham cargas declaradas como perigosas, segundo os critérios da IMO (Organização Marítima Internacional), ou seja, que representem risco ao meio ambiente ou à saúde pública.

A equipe do Tamoios News, também procurou a Marinha do Brasil, Ibama e a Cetesb, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta de nenhum dos órgãos citados.

1 Comentário

  • Pois é SENHORES ALCAIDES do Litoral Norte Paulista!!!…
    Estão mesmos PREOCUPADOS ou, só estão “tirando onda” da nossa cara???…
    Tá DIFÍCIL ACREDITAR nos Senhores ultimamente!!!…
    VAMOS REVER SEUS “CONCEITOS” COM O POVO???…
    Obrigado SENHORES!!!…

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.