Cidades Notícias

Parceria com iniciativa privada instala lixeiras de coleta seletiva no litoral paulista

Tamoios News
Lixeira em Ubatuba/SP.

A parceria entre prefeituras e a iniciativa privada viabilizou a instalação de lixeiras de coleta seletiva em cidades litorâneas de São Paulo. Na região do Litoral Norte, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião receberam as lixeiras, como parte de um projeto chamado Verão no Clima, criado pelo Grupo Heineken. 

Ubatuba

Em Ubatuba, a prefeitura informou que foram instaladas 30 lixeiras e que a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) fez uma parceria com a Boomerang Reciclagem, que está responsável pela coleta. 

Segundo publicação da empresa nas redes sociais, é realizado um trabalho de pré-triagem do material, retirando resíduos não recicláveis jogados incorretamente nas lixeiras. Depois, o que for aproveitável é acondicionado no veículo de coleta para ser destinado de volta à cadeia produtiva. Os não recicláveis são encaminhados para as lixeiras mais próximas e a equipe da Boomerang realiza a limpeza das redondezas.

Caraguatatuba

Em Caraguatatuba, a prefeitura informou que a parceria foi firmada entre a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) junto ao Mercado Jovem Agência Heineken. 

A cidade foi contemplada com a doação de 30 lixeiras recicláveis de diversos tamanhos, sendo uma no modelo Container, que ficará instalada na Praça do Pontal Santamarina; 15 PEVs (Ponto de Entrega Voluntária), com capacidade de 240 litros e 14 POP 10 (Procedimento Operacional Padrão de Resíduos Sólidos), capacidade de 10 litros, implantadas em todas as regiões da cidade, em pontos estratégicos.

A instalação dos equipamentos ocorreu em novembro. A equipe da SMAAP fez abordagens de educação ambiental com os moradores locais para conscientizar sobre o uso correto das lixeiras. As lixeiras são usadas para separação dos resíduos e materiais recicláveis que, posteriormente, são recolhidos pela Coleta Seletiva e encaminhados às Cooperativas Maranata e Pegorecicla.

Os equipamentos foram distribuídos em pontos turísticos, onde há alta concentração de pessoas e de veraneio; pontos estratégicos em locais demarcados pelos técnicos da SMAAP; em praias e orla e em praças de domínio público, com área verde.

São Sebastião

O Grupo Heineken informou que São Sebastião também aderiu ao projeto, e que as lixeiras foram instaladas em Juquehy. A prefeitura de São Sebastião foi questionada sobre mais detalhes dessa parceria, mas não retornou até o fechamento da matéria.