Turismo

Últimos dias: trilhas subaquáticas podem ser realizadas na Ilha Anchieta, em Ubatuba, até 2 de fevereiro

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Três trilhas estão disponíveis para os visitantes da Ilha Anchieta, mas é preciso chegar cedo para se inscrever

Atividades começaram em 19 de janeiro e prosseguem até o início da próxima semana

Por Ricardo Hiar, de Ubatuba

Moradores e turistas do litoral norte ainda podem aproveitar uma opção diferente de lazer e entretenimento até o próximo dia 2 de fevereiro: realizar uma trilha subaquática em Ubatuba. A atividade é realizada pelo Peia (Parque Estadual Ilha Anchieta), em parceria com a Ong Ecosteiros. A alternativa, bastante refrescante para o verão, é gratuita.

O projeto, que já acontece desde 2001, possui três modalidades, que ocorrem simultaneamente e poderão ser realizadas durante os quinze dias da temporada: trilha de mergulho livre, trilha das mudanças climáticas globais e trilha do aquário natural.

Os participantes recebem orientações antes de entrar na água para evitar impactos ambientais. Já na trilha de mergulho, também ocorre um treinamento referente as técnicas de uso dos equipamentos. Para essa atividade, a idade mínima para participar é de 12 anos. Para as outras duas atividades oferecidas, pessoas a partir dos 8 anos já podem realizar.

Olhar-o-fundo-do-mar-sem-mergulhar-tambem-e-possivel-foto-Roberto-Sakamoto-e1418752899800

As atrações ocorrerem todos os dias, exceto segundas-feiras. É válido destacar que há número limitado de vagas em cada uma das trilhas, portanto, é importante chegar cedo, pois não há um agendamento prévio e as inscrições são feitas na chegada ao parque.

Apesar de não haver custos para participar desse programa, todos os interessados deverão pagar a taxa de acesso ao Parque Estadual Ilha Anchieta, que é R$ 12. Visitantes abaixo dos 12 anos e acima dos 60, são isentos dessa tarifa. Estudantes, que apresentem a carteirinha durante a visitação, pagam meia entrada. 

Os visitantes também precisam providenciar por conta o acesso a ilha, que pode ser realizado por barco ou escuna. Há quatro pontos de saídas, onde é possível encontrar opções: Toninhas, Itaguá, Enseada e Saco da Ribeira.

A atividade de mergulho livre oferece 96 vagas por dia, enquanto para o aquário natural, são 144. Já na trilha das mudanças climáticas globais, podem participar 60 pessoas diariamente. Para essa última opção, é preciso que os interessados levem algum tipo de calçado, para realizar o percurso de aproximadamente uma hora.

O parque

Ilha-Anchieta-212-e1450266426839

Criado em 1977, em uma área de 828 hectares, o Parque Estadual da Ilha Anchieta possui 17 km de costões rochosos e sete praias de águas cristalinas que contrastam com a Mata Atlântica, conferindo uma paisagem única.

Serviço

Parque Estadual Ilha Anchieta

Acesso pelo Píer Saco da Ribeira (Avenida Plínio de França, Nº 85 – Saco da Ribeira – Ubatuba-SP)

Funcionamento:  todos os dias das 8h às 17h.

Ingresso: R$ 12,00

Telefone: (12) 3842-1231

E-mail: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br

A programação completa pode ser encontrada em: fflorestal.sp.gov.br

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.