Litoral Norte Verão

São Sebastião participa do projeto “Verão no Clima”

Tamoios News
Foto: Arquivo TN

Município será parceiro da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e desenvolverá ações nas praias

 

São Sebastião será uma das 16 cidades do Estado de São Paulo a participar do projeto “Verão no Clima” que tem como foco a limpeza das praias e elementos de educação ambiental em relação às mudanças climáticas e seus impactos.

A programação, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, inclui ações de quinta a domingo na praia de Maresias e tendas itinerantes no Guaecá, Barequeçaba e praia das Cigarras. Além disso, estão previstas trilhas ecológicas saindo da praça do surfe em Maresias e seguindo até o mirante de Paúba e mutirão no Mangue do Araçá.

O lançamento oficial do projeto está previsto para o início de janeiro e todas as ações serão realizadas até o final de fevereiro, quando termina o período da temporada de verão na cidade.

A iniciativa do “Verão no Clima” inspirou-se no conceito do projeto Operação Praia Limpa iniciado em 1987, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e desenvolvido durante nove anos pela Secretaria de Meio Ambiente e, posteriormente, absorvido pelas prefeituras em ações locais para conscientizar os turistas e frequentadores das praias da necessidade de mantê-las limpas, evitando, assim, a propagação de doenças e a degradação do meio ambiente.

Para o secretário adjunto de Meio Ambiente de São Sebastião, Auracy Mansano, toda a campanha se resume a uma frase. “Verão no clima Ambiental, menos lixo e mais vida”, disse.

De acordo com a coordenadora do projeto Verão no Clima e representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Maria de Lourdes Rocha Freire, a ideia a partir deste ano é conscientizar a população da importância do cuidado com o seu próprio lixo nas praias.

“Nosso objetivo é preparar uma campanha 100% limpa e preservando o Meio Ambiente para isso todo o nosso material de divulgação será feito em redes sociais, internet e sem a impressão de materiais gráficos ou de sacolinhas, afinal, a nossa ideia é de conscientizar a população a cuidar do seu próprio lixo levando consigo as sacolas para retirada deles da praia”, explicou Maria Luiza.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.