Condições Praias Litoral Norte

Alerta: Região tem 39 praias impróprias para banho no fim de semana

Tamoios News
Martim de Sá

A poluição nas praias da região cresceu assustadoramente nesta semana. Tudo indica, que o aumento da poluição , tenha sido provocada pelas as chuvas que atingem a região. Das 75 praias avaliadas semanalmente pela Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), 39 praias foram classificadas como inadequadas para banho.

Na última avaliação, foram classificadas como impróprias, praias que raramente aparecem como inadequadas para banho como Massaguaçu, em Caraguá; Camburi, em São Sebastião; Feiticeira, na Ilha; e, Lázaro e Lagoinha, em Ubatuba.

Confira a lista das praia impróprias

Em Caraguá, das 15 praias avaliadas pela Cetesb, oito estão impróprias: Massaguaçu, Martim de Sá, Prainha, Centro, Indaiá, Pan Brasil, Palmeiras e Porto Novo.

Em São Sebastião, das 18 praias avaliadas, onze estão poluídas, entre elas, Saí, Camburi e Boracéia, na costa sul. As demais praias impróprias para banho na cidade são: Prainha, Cigarras, São Francisco, Arrastão, Deserta, Porto Grande e Preta do Norte.

Ubatuba tem nove praias impróprias: Picinguaba, Itamambuca(próximo ao rio), Iperoig, Itaguá, Santa Rita, Perequê-Mirim, Lázaro, Dura e Lagoinha.

Em Ilhabela, das 19 praias avaliadas pela Cetesb, onze foram classificadas como poluídas: Armação, Pinto, Sino, Siriúba, Saco da Capela, Itaguaçu, Itaquanduba, Perequê, Ilha das Cabras, Feiticeira e Veloso.

A poluição nas praias é provocada pela presença de esgoto doméstico. É recomendável que o banhista evite nadar nesses locais, classificados como impróprios para banho, devido ao risco de doenças.

Saneamento Básico

O relatório de 2017 elaborado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) serve para que possamos avaliar como andam os investimentos em saneamento básico na região. Segundo o relatório, no geral, 52% dos domicílios da região são atendidos pela coleta de esgoto, sendo que, desse total, apenas 43% é tratado

A população das cidades do Litoral Norte tem crescido ano a ano. Segundo o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a região conta atualmente com uma população de 331.301 habitantes.

O saneamento básico é fundamental para o desenvolvimento da região, que vive e depende do turismo. O saneamento é de responsabilidade da Sabesp. As quatro prefeituras ainda negociam a renovação de suas concessões com a estatal.

As prefeituras estão negociando com a Sabesp a renovação de suas concessões. A demora na renovação das concessões deve-se às cobranças feitas pelos prefeitos para que a estatal faça o mais rápido possível os investimentos necessários. A Sabesp propõe um prazo de 30 anos para promover todos os investimentos, os prefeitos querem reduzir esse prazo para 15 anos.

A falta de saneamento tem sido um dos principais fatores da poluição das praias, principalmente, ao longo da temporada de verão, quando a população praticamente duplica nas cidades de Caraguá, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Uma pesquisa feita em relatórios da Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) mostra que a poluição das praias cresce entre os meses de janeiro a março e a partir de outubro, ou seja, com a maior presença de turistas e veranistas.

Ilhabela

A situação mais delicada na região é em Ilhabela. Na Ilha, 35% dos domicílios são atendidos pela coleta de esgoto, sendo que, apenas 4% recebe tratamento.

Ilhabela é a cidade mais rica da região. Tem 34.333 habitantes e um orçamento que ultrapassa a R$ 700 milhões em 2018. A situação complica na temporada de verão quando a população local praticamente triplica.

Existem dois tipos de destinação para o esgoto. A ETE(Estação de Tratamento de esgoto) onde o efluente é lançado em cursos d’água e a EPC(Estação de Pré Condicionamento0 onde o efluente é lançado no mar.

Ilhabela conta atualmente com uma ETE na Praia do Pinto e uma EPC e um emissário não Itaquanduba.

Entre todos os municípios do Litoral Paulista, incluindo as cidades da Baixada Santista, Litoral Sul e Litoral Norte, Ilhabela só supera a cidade de Bertioga, onde apenas 34% dos domicílios são atendidos pela coleta de esgoto.

Bertioga, no entanto, tem 100% do esgoto coletado devidamente tratado. Em Ilhabela, o tratamento atende apenas 4% do que é coletado.

A ilha enfrenta ainda problemas com o armazenamento de água. Um assunto que preocupa, mas que não iremos abordar neste momento. Tenório também tem feito muitas cobranças com o objetivo de garantir mais água, inclusive, em comunidades que vivem isoladas e nas Ilhas Vitória e Búzios.

São Sebastião

São Sebastião também enfrenta sérios problemas com o esgoto doméstico. A cidade possui 40% dos municípios atendidos pela coleta, mas apenas 55% do esgoto coletado recebe tratamento.

A cidade que possui a terceira maior população da região, 87.596 habitantes, tem cinco ETEs- em Barequeçaba, Pauba, Boiçucanga, Baleia/Say e Juquehy e duas EPCs com emissário submarino, nas Cigarras e no Itatinga.

Ubatuba

Quando o assunto é saneamento básico a situação de Ubatuba também não é nada confortável. A cidade tem 89.747 moradores.

No município, um dos mais procurados pelos turistas brasileiros e estrangeiros, apenas 39% dos domicílios possui coleta, sendo que, 100% do que é coletado recebe tratamento.

Ubatuba conta atualmente com três ETEs, no Taquaral, Ipiranguinha e Toninhas e uma EPC com, emissário submarino.

Caraguá

Caraguá vive uma situação mais confortável. A cidade com maior população da região, com 119.625 habitantes, conta com 75% de seus domicílios beneficiados com a coleta do esgoto, 100% dele tratado.

A Sabesp opera quatro ETEs na c idade, no Massaguaçu, na Martim de Sá, no Indaiá e no Porto Novo.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.