Polícia Ubatuba

PM de Ubatuba prende 22 pessoas, 8 revólveres e mais de 3 kg de drogas na Operação Verão

Tamoios News
Foto: Raell Nunes

A Polícia Militar conta com um reforço de quase 100% no número de soldados para a temporada; há patrulha de carro, helicóptero, bike e até mesmo a pé

Por Raell Nunes, de Ubatuba

A Operação Verão da Polícia Militar, que teve início no dia 19 de dezembro de 2016, e se estenderá até o próximo dia 5 de fevereiro, já atendeu muitas ocorrências em menos de um mês de atuação na cidade de Ubatuba.

Segundo a PM, cerca de 30% dos roubos diminuíram com as atividades de segurança. O setor informa que dez condenados pela justiça foram capturados, 22 pessoas presas por atos ilícitos, oito menores detidos, além de oito armas de fogo confiscadas e mais de 3 kg de drogas (crack, maconha e cocaína) aprendidas.

Ubatuba está com um conglomerado de pessoas, haja vista que é uma cidade turística e recebe 1 milhão de pessoas na alta temporada. Pensando nisso, a PM obteve um reforço de quase 100% no efetivo – juntando 110 policiais locais efetivos, com mais 216 de outras corporações. Todavia, incluindo um helicóptero, se tem um reforço de mais de 20 viaturas, totalizando 40 veículos.

Além dos automotores, os responsáveis pela segurança de moradores e turistas fazem patrulhas de bicicleta ou a pé. Ultimamente, por causa do calor que pode chegar a 40 ° C, alguns policiais estão vestindo fardas próprias para esta época, que incluem bermudas e camisas mais leves.

Programa Vizinhança Solidária

A Polícia Militar de Ubatuba está desenvolvendo o PVS (Programa Vizinhança Solidária). O projeto consiste em dar mais atenção, no que é pertinente à segurança, às comunidades da municipalidade.

O plano da PM já de estende em alguns bairros de Ubatuba, tais como Lagoinha, Itaguá, Itamambuca e horto. O projeto funciona com um líder comunitário, que tem o contato direto dos profissionais da segurança e passa informações do que ocorre em sua respectiva comunidade. Através desta interação, a polícia pode prevenir algum caso ou chegar em tempo hábil para resolver os problemas existentes no local.

Em cada ponto que tem o programa existe uma placa para a identificação da área fiscalizada pelo PVS. A placa precisa ser fixada em um lugar de fácil visualização.

Existem três fases para a implantação da ação: primeira, reuniões de mobilização; segunda, implantação das placas nos logradouros; terceiro, manutenção e mensuração dos resultados. No entanto, a implantação da Vizinhança Solidária não garante atendimento emergencial diferenciado.

“O PVS vem ao encontro de aspectos de prevenção primária, atitudes em que o próprio cidadão identifique fatores de risco e adote posturas hábeis a minimizar estes riscos, e para os casos de emergência, contam com o apoio da Polícia Militar através do telefone de emergência 190”, garante o capitão da PM, Robert Scott.

1 Comentário

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.