Cidades Ubatuba

Ubatuba foi palco de bailes funks e festas em praias na quarentena

Tamoios News
Vermelha do Centro teve funk e luau na sexta(12)

A Polícia Militar e GCM(Guarda Civil Municipal) de Ubatuba fizeram inúmeras blitz no feriado para proibir luau, bailes funks e festas em bairros e praias da cidade.

As ocorrências mais graves ocorreram nas praias Vermelha do Centro e Vermelha do Norte, onde o volume do som e a aglomeração de jovens, a maioria sem máscaras, revoltou os moradores.

Nas blitzes feitas pela PM e GCM nesses dois locais na sexta(12) e sábado(13) teriam sido detidas duas pessoas e apreendidos seis veículos.

Na sexta(12), na Vermelha do Centro, aconteceu a “Festa dos Solteiros”, que contou com um luau e uma festa na avenida principal, eventos que teriam sido amplamente divulgados pelas redes sociais. Segundo João Lima, que mora no bairro,  o barulho foi infernal e ninguém pode dormir pois a festa foi até amanhecer.

Confira vídeo encaminhado pelos moradores:

 

Lima disse que tinha mais de cem pessoas, som no último volume e motos estourando os escapamentos. Segundo ele, a associação do bairro tinha alertado o policiamento sobre o evento, mas apenas uma viatura teria sido enviada ao local.

“Não se tem notícia de qualquer providência por parte da Prefeitura ou da Polícia Civil em identificar e indiciar os organizadores do evento. Casas foram apedrejadas provavelmente com o intuito de serem furtadas. Todos sem máscara e alguns gritando Covid. Menores se embriagado. Sofro de hipertensão e passei toda noite sem dormir estressado com medo da minha casa ser invadida, porque no bairro não há iluminação, vivemos as escuras, um verdadeiro inferno”, afirmou Lima.

Anna, outra moradora do bairro, disse que a família ficou acordada até às 2 da manhã e que ligou  duas vezes para a polícia antes disso. Segundo ela, a PM apareceu com viaturas e, logo após, houve um silêncio momentâneo.

“ Assim que as viaturas saíram, entretanto, a festa voltou com mais intensidade, pessoas gritando, música altíssima (vindo da rua e da praia) e, mesmo ligando novamente para a polícia, ninguém mais apareceu. Amanheceu e a festa ainda não tinha terminado”, reclamou Anna.

Segundo ela, no mês passado houve uma festa semelhante, em que todos os moradores foram surpreendidos com uma invasão a domicílio com o furto de duas cadeiras de praia que estavam na parte de fora da casa.

“O mesmo ocorreu com nossos vizinhos. Fizemos um boletim de ocorrência, houve uma mobilização da polícia, e as festas pararam. Na sexta, não obstante, o movimento parece ter voltado com tudo, o que, além de atrapalhar a tranquilidade da vizinhança, é extremamente prejudicial para o meio ambiente, e contribui para que o Covid-19 se espalhe de modo descontrolado”, lamentou a moradora.

Câmeras registraram a aglomeração dos jovens

A presidente da associação de moradores da praia vermelha do Centro, Cláudia Nascimento, disse que a PM, apesar de ser alertada, não teria agido com rigor para proibir os eventos, que tiveram início às 23h30 e terminaram às 6h30 da manhã de sábado.

“Entendemos que cabe a Polícia Militar manter a ordem pública. Entramos em contato com a PM às 18 horas para pedir apoio e impedir a realização dos eventos, mas entendemos que nada foi feito, infelizmente. A associação entende que este tipo de evento é proibido por se tratar de pertubação do sossego público e caberia a PM impedir a realização. A PM estive lá no dia seguinte, no sábado(13)  e proibiram a realização de uma nova festa “, comentou Cláudia.

Confira apreensão de carros feita no sábado pela PM na Vermelha do Centro:

A Polícia Militar de Ubatuba informou que recebeu muitos chamados durante o feriado para atender reclamação de perturbação do sossego. A PM informou ainda que realizou uma operação especial com o apoio da GCM para coibir bailes funks e festas programados em bairros e praias da cidade no feriado. Com relação as chamadas, segundo a PM, os atendimentos foram feitos de acordo com a prioridade das ocorrências.

A Prefeitura de Ubatuba informou que a vigilância sanitária fez mais de 70 notificações e até fechou estabelecimentos durante o feriado prolongado.

Em Caraguatatuba, a polícia militar foi acionada no sábado(13) para conter som alto e aglomeração em frente a um bar no bairro da Casa branca. Segundo a PM, o veículo foi apreendido e os participantes encaminhados até a delegacia de polícia.