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Conexão da internet na região prejudica população

Tamoios News
Foto: Divulgação

Vivo diz avaliar constantemente qualidade; NET afirma que serviços operam normalmente em Ubatuba

 


Por Raell Nunes

A conexão ruim da internet no Litoral Norte está atrapalhando a rotina de quem quer estudar, trabalhar, se manter informado, ou simplesmente ter um momento de lazer ao acessar uma página de entretenimento online. Com falta de estabilidade, o serviço de internet gera críticas tanto de munícipes, quanto de turistas.

Danilo Bittencourt é editor de vídeos e mora em Caraguatatuba. Ele relata que em dias de chuva a sua internet, que é da Vivo de 10 Mbps, cai em alguns momentos e perde velocidade. Cliente desde 2012, o profissional que exerce o home office diz que já foi prejudicado.

“Fico sempre conectado. Eu preciso de um serviço de qualidade. Há anos estamos esperando melhorias, como a fibra ótica, mas sem sucesso”, afirma Bittencourt. Ele ainda conta que certa vez, sem conexão, teve que improvisar. “Tive que sair de casa e ir de bicicleta numa lan house”, revela.

Marco Braz também trabalha online em edição de vídeos, reclama dos problemas de instabilidade que envolve a web da Vivo. “Eu tenho um plano de 4 Mbps. Hoje está bom, mas amanhã pode baixar para 1.5 Mbps. Faz tempo que acontece essa oscilação”, desabafa.

Ele, que é morador de São Sebastião, diz que já chegou a ficar até dois meses sem internet por falha da Vivo. “Fiquei sem sinal aqui em casa e liguei para eles. Disseram que eu tinha cancelado a internet, sendo que ninguém de casa tinha ligado. Eu pedi o protocolo da ligação e falaram que não tinham. Foi uma dor de cabeça, tive que fazer trabalhos na casa de amigos”, relembra.

Marco teve que procurar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para o problema ser solucionado.

Foto: Jefferson Santos/Divulgação

Rádio – Em Ilhabela, a situação da internet também não é boa. Tiago Fernandes diz que o sinal no arquipélago oscila. Ele usa uma conexão via rádio, pois na rua em que mora, a Leonino Clementino Barbosa, no bairro Água Branca, não chega o Speedy – da Vivo. O rapaz afirma que já fez solicitações à empresa para inserir uma net melhor em sua residência, mas sem sucesso.

Fernandes fala das desculpas da empresa. “Falta de portas para essa região. Portas, no caso, seria sinal eu acho. Fica numa lista de espera que nunca chega. Falar até falam, difícil é sair do papel essa fala deles”, considera. Ele acrescenta ainda diversas pessoas de sua rua já fizeram o mesmo pedido a Vivo e a resposta é a mesma.

Net – O ubatubense Jairo Marques Neto usa os serviços da NET – uma das mais procuradas em Ubatuba pela viabilidade econômica, mas se queixa da ausência de qualificação na conexão. Para ele, a chuva é a maior vilã do sinal. O mesmo relata que ficou sem se conectar por uma semana após o temporal da semana passada.

“Fiquei sem internet e TV por sete dias. Voltava 15 minutos, depois saia de novo. O problema é que a visita técnica demora muito, umas 48h. Aí quando você liga lá na Central, ninguém atende. Eles exigem que faça um número de protocolo para ter desconto no pagamento. Mas como vamos ter? ninguém atende”, queixa o morador.

Promessas – Diversas promessas de melhorias já foram feitas no tocante a qualidade do serviço de internet no Litoral Norte, mas até o momento os dependentes da conexão continuam sendo prejudicados e literalmente correndo atrás para sobreviver.

O assunto é polêmico e já gerou muitas discussões entre as autoridades litorâneas.  A conjuntura é tão desagradável aos munícipes e turistas que até um abaixo-assinado (já ultrapassa 3 mil assinaturas) foi feito para reivindicar mais qualidade na internet.

Operadoras – A reportagem procurou a Vivo, que afirmou avaliar constantemente a qualidade e possibilidades de ampliação em sua rede para oferecer “o melhor serviço a seus clientes em todo o país”.

Segundo a empresa, os municípios do Litoral Norte, que recebem grande fluxo de pessoas durante o período de veraneio, diversas melhorias de rede são feitas todo ano, incluindo ampliações na tecnologia 4G da operadora, que permite o acesso à internet em alta velocidade, e que traria mais qualidade e melhor experiência para navegar, acessar fotos, vídeos e games.

De acordo com a Vivo, em Caraguatatuba, obras de ampliação foram realizadas em 10 sites (antenas) para suportar o verão 2017/18, e diversas outras já estão em processo de implementação, devendo ser concluídas durante este ano.

A Vivo confessa que há uma dificuldade em atender com qualidade Ilhabela. A empresa relata já ter realizado diversas reuniões para debater o assunto, e informou que a questão do acesso à Ilhabela inviabiliza os serviços prestados pela operadora.

A NET também foi procurada, e por meio de nota, disse apenas que os serviços estão operando normalmente em Ubatuba.

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